Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

PSD recomenda testagem nas escolas uma semana antes de reabrirem

Social-democratas pedem que se antecipe a operação de testagem de professores e funcionários para uma semana antes do dia previsto para a reabertura do ensino básico e do secundário.

PSD recomenda testagem nas escolas uma semana antes de reabrirem
Notícias ao Minuto

15:50 - 26/03/21 por Melissa Lopes

Política Covid-19

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo a antecipação da testagem dos professores, funcionários e alunos para a semana anterior ao início (previsto) das aulas. 

De acordo com o Ministério da Educação, está previsto que os rastreios do 2.º e 3.º ciclos decorram igualmente durante a primeira semana de regresso, ou seja, de 5 a 9 de abril. No caso do ensino secundário, estão agendados para a semana de 19 a 23 de abril.

Ora, sendo certo que as datas apontadas para o regresso ao ensino presencial para estes dois níveis de ensino ainda carecem de confirmação (dependem da evolução epidemiológica), o grupo parlamentar do PSD considera que "seria da maior relevância que os rastreios ocorressem antes da reabertura das escolas, de forma a evitar os contactos entre a comunidade educativa e diminuir, de forma mais eficaz, o número de contágios". 

Assim, recomenda ao Governo que antecipe a testagem de professores e funcionários do ensino básico público, privado, social e cooperativo para a semana anterior à reabertura, prevista no plano de desconfinamento para 5 de abril.

E o mesmo para o ensino secundário, que inclui também os alunos maiores de 16 anos e com a devida autorização dos pais. O plano aponta para a reabertura deste nível de ensino no dia 19 de abril. O PSD recomenda que se faça a testagem na semana anterior. 

O Governo anunciou esta sexta-feira que a decisão sobre se se avança no plano de desconfinamento será tomada no próximo dia 1 de abril, sendo certo que para se progredir com o planeado o país tem de se encontrar na zona "verde" na matriz de risco.

Nesse sentido, Mariana Vieira da Silva apelou ao cumprimento das regras sanitárias, avisando que o desconfinamento "a conta-gotas" é a regra da Páscoa. 

Leia Também: Regras são as mesmas até 5 de abril. Decisão sobre desconfinamento dia 1

Recomendados para si

;
Campo obrigatório