Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PSD quer ouvir Governo sobre perspetivas futuras do regadio em Portugal

No documento, entregue no Dia Mundial da Água, o PSD refere que “a gestão da disponibilidade hídrica deve ser encarada como central na política pública, e consequentemente nos planos de desenvolvimento para a próxima década".

PSD quer ouvir Governo sobre perspetivas futuras do regadio em Portugal
Notícias ao Minuto

19:50 - 22/03/21 por Lusa

Política PSD

O Grupo Parlamentar do PSD entregou, esta segunda-feira, um requerimento para que sejam ouvidos, na Comissão de Agricultura e Mar, o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Fenareg sobre as perspetivas futuras do regadio em Portugal.

No documento, entregue no Dia Mundial da Água, o PSD refere que “a gestão da disponibilidade hídrica deve ser encarada como central na política pública, e consequentemente nos planos de desenvolvimento para a próxima década. Contudo, não parece haver, até ao momento, uma linha única no Governo sobre a gestão hídrica ao nível dos diferentes usos e consumos.”

“A agricultura, enquanto atividade económica e ambiental, utiliza o recurso água para a produção de bens transacionáveis (alimentos) e de bens públicos (não transacionáveis, como a paisagem, o clima, ou a retenção de CO2), não podendo ser diretamente comparável como outros sectores da economia consumidores de água. Na verdade, o sector agrícola não produz sem disponibilidade hídrica sendo por isso o principal interessado na correta gestão e utilização das disponibilidades hídricas”, lê-se ainda.

Os sociais-democratas salientam também a “importância de sinalizar a eficiência hídrica na agricultura para as próximas décadas, tomado a iniciativa de requer o tema a debate da Comissão de Agricultura e Mar”.

Leia Também: Dia Mundial da Água. Cinco dicas que ajudam a poupar este "bem precioso"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório