Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"AstraZeneca atirou-se para fora de pé ao anunciar eficácia de 90%"

Paulo Portas recordou que os problemas com a vacina da AstraZeneca não aconteceram nos EUA, onde o imunizante não foi aprovado. Já os europeus, "meteram-se numa ambiguidade que termina nesta coisa de 'um dia autorizo, no outro dia não autorizo', minando a credibilidade".

"AstraZeneca atirou-se para fora de pé ao anunciar eficácia de 90%"
Notícias ao Minuto

08:36 - 22/03/21 por Filipa Matias Pereira

Política Covid-19

A suspensão da vacinação com o fármaco da AstraZeneca, em vários países, e a sua retoma fizeram com que esta não fosse "uma semana brilhante para a Europa, antes pelo contrário". Paulo Portas fez, na noite de domingo, uma análise aos problemas que o imunizante de Oxford levantou desde a fase de desenvolvimento. 

O comentador político recordou, no seu habitual espaço de comentário na antena da TVI, que a "AstraZeneca é a vacina que é utilizada em mais países do mundo" e isso deve-se, por um lado, "ao preço" e, por outro, "à rota do antigo império britânico". 

Nos Estados Unidos da América, o problema que a Europa enfrentou na semana passada quanto à vacina de Oxford não se coloca porque "a AstraZeneca não está aprovada. Quando houve um problema de natureza científica com a vacina da AstraZeneca, os americanos cortaram cerce e duro". Já os europeus, "meteram-se numa ambiguidade que termina nesta coisa de 'um dia autorizo, no outro dia não autorizo', minando a credibilidade".

Em novembro, recordou o ex-líder do CDS, "depois de a Pfizer e de a Moderna terem revelado a efetividade das suas vacinas, acima de 90%, a AstraZeneca, que tinha sido líder potencial desta corrida durante muito tempo, atira-se  para fora de pé e faz um anúncio que tem 90% de eficácia. Depois, descobre-se que, afinal, há uma efetividade de 62%, descobre-se que, por erro, uns receberam uma dose e outros receberam duas e descobre-se que durante os ensaios não havia número suficiente de pessoas idosas. Ora, o risco de pessoas idosas é superior e, portanto, os americanos não aprovaram". 

Os americanos, revelou ainda o antigo vice-primeiro-ministro, pediram que fosse entregue um estudo científico que atestasse a eficácia do fármaco na população idosa, que será entregue em abril. Os problemas científicos deste imunizante, acredita o antigo governante, vão "dissolver-se quando os americanos receberem o tal ensaio".

"Basta haver um coro de pessoas a fazer ruído e a amedrontar os governos e estes entram em tal pânico, são tão frágeis, que não resistem a pressões que, neste caso, só podem ser de índole científica", apontou por fim, referindo-se à suspensão da vacina depois de terem sido reportados casos de fenómenos tromboembólicos após vacinação. 

Leia Também: AO MINUTO: Portugal volta a administrar AstraZeneca; Madeira sem recolher

Recomendados para si

;
Campo obrigatório