Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

André Silva abandona liderança do PAN e lugar de deputado em junho

O porta-voz do PAN vai deixar a vida política. André Silva esclareceu que regressará à condição de filiado no partido para equilibrar a sua vida pessoal e profissional, após ter sido pai há cinco meses.

André Silva abandona liderança do PAN e lugar de deputado em junho
Notícias ao Minuto

18:08 - 14/03/21 por Mafalda Tello Silva

Política PAN

André Silva, porta-voz do PAN há sete anos e deputado da Assembleia da República há seis, vai deixar a liderança do partido bem como a bancada parlamentar do PAN em junho deste ano, confirmou, este domingo, ao Notícias ao Minuto fonte oficial da força política. 

O líder decidiu que não se irá recandidatar a um novo mandato na Comissão Política Nacional no Congresso do partido, previsto para 5 e 6 de junho deste ano, deixando também o Parlamento no dia seguinte.

"Chegou a hora de mudar"

Entretanto, André Silva partilhou na sua página oficial do Facebook a missiva que enviou este domingo aos militantes do PAN por email, a anunciar e a justificar a sua decisão. 

"Durante estes anos vivi intensamente os desígnios do PAN, tendo dado o máximo que tenho e da forma que melhor sei. No caminho, cometi erros, tentei aprender com eles e corrigi-los. Abdiquei de muito a nível pessoal para me dedicar à missão de afirmar e fazer crescer o partido, relegando todos os outros aspetos da minha vida. Chegou a hora de mudar. Tendo sido pai há cinco meses, considero que devo apanhar o comboio da paternidade para materializar valores que considero essenciais nas esferas privada e pública", começou por esclarecer o dirigente. 

André Silva referiu também que pretende com esta saída equilibrar a sua "vida pessoal e familiar com a vida profissional", para além de considerar que  "numa democracia saudável as pessoas não devem eternizar-se nos cargos, devendo dar oportunidade a outras".

"Continuarei a dar a este nosso coletivo partidário o contributo que estiver ao meu alcance e que entender ser desejável e relevante ao partido e à sociedade. A minha saída não abala a confiança que tenho no PAN enquanto coletivo partidário, nem deve abalar a vossa!", garantiu, agradecendo também a "oportunidade" e o "apoio" que recebeu de todos no partido, "naquela que tem sido uma viagem incrível".

No texto enviado aos militantes, André Silva fez ainda um balanço sobre o crescimento do partido, fundado em 2009, que começou por procurar "afirmação no espectro político-partidário nacional" e que, em 12 anos, entrou no Parlamento e se tornou mais "do que um projeto político": "uma certeza na defesa das pessoas, dos animais e da natureza". 

Leia na íntegra a missiva: 

André Silva entrou no PAN em 2012. Dois anos depois, em 26 de outubro de 2014, foi eleito porta-voz nacional do partido e, em outubro de 2015, chegou a deputado do hemiciclo, cargo renovado em 2019. 

Leia Também: Testagem? "Erro que, aparentemente, o Governo não aprendeu com o passado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório