Meteorologia

  • 15 ABRIL 2021
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Edição

Posse de Marcelo: Ferro abre sessão solene e suspende-a por meia hora

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, abriu hoje às 10h00 a sessão solene de tomada de posse do Presidente da República, que suspendeu de seguida para ir receber o chefe de Estado e os convidados.

Posse de Marcelo: Ferro abre sessão solene e suspende-a por meia hora

"Está aberta a sessão de tomada de posse do Presidente da República, que suspendo em seguida para receber os convidados e o senhor Presidente da República, que é também o Presidente eleito. Retomaremos os nossos trabalhos cerca das 10h30, muito obrigada e até já. Está supensa a sessão", anunciou Ferro Rodrigues, às 10h00 em ponto.

A abertura da sessão solene com suspensão imediata é uma formalidade habitual da cerimónia de tomada de posse do Presidente da República.

Antes de ocuparem os seus lugares, enquanto aguardavam pelo início da sessão, os deputados - apenas 50 dos 230, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19 - foram conversando de pé em pequenos grupos concentrados, todos de máscara, mas nem sempre com a distância recomendável.

De acordo com o cerimonial da sessão solene, o primeiro-ministro, António Costa, deverá chegar à Assembleia da República pelas 10h10, sendo recebido pela vice-presidente do parlamento Edite Estrela.

Pelas 10h15, o Presidente da Assembleia da República, segunda figura do Estado, dirige-se para a escadaria exterior do Palácio de São Bento, onde recebe honras militares da Guarda de Honra, aguardando, em seguida, a chegada do Presidente da República, prevista para as 10h20.

Um minuto antes, pelas 10h19 será içado o Pavilhão Presidencial na varanda do Palácio de São Bento.

Após receber honras militares, escutar o hino nacional e passar revista à Guarda de Honra, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado por Ferro Rodrigues, irá entrar no Palácio de São Bento e dirigir-se à Sala de Visitas da Presidência, onde cumprimentará o primeiro-ministro.

A sessão solene deverá ser retomada cerca das 10h30, para que Marcelo Rebelo de Sousa preste juramento, seguindo-se os discursos de Ferro Rodrigues e do chefe de Estado.

Leia Também: Presidência 'rasga' site de Cavaco e adapta-se às novas plataformas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório