Procurar

"Cavaco veio exprimir a impaciência que cresce nas profundezas do PSD"

Vital Moreira comenta as declarações do antigo Presidente da República Cavaco Silva que, no fim de semana, disse que o país vive "numa situação de democracia amordaçada".

"Cavaco veio exprimir a impaciência que cresce nas profundezas do PSD"

© Global Imagens

Melissa Lopes
08/03/2021 21:34 ‧ há 4 anos por Melissa Lopes

Política

Vital Moreira

O constitucionalista Vital Moreira considera a intervenção de Cavaco Silva, antigo Presidente da República e antigo líder social-democrata, espelha "uma impaciência que cresce nas profundezas do PSD aumentando a pressão sobre Rio".

Na ótica do ex-eurodeputado do PS, Cavaco "resolveu sair do seu silêncio para dar dois fortes conselhos ao atual líder": o partido deve "concentrar todo o fogo político na oposição ao PS, abandonando qualquer entendimento com o Governo", por um lado, e "deixar de se preocupar com o Chega, de quem o PSD virá precisar para voltar ao poder", por outro lado.

"Depois de seis anos fora do poder e sem perspetivas imediatas de lá voltar, Cavaco Silva veio exprimir a impaciência que cresce nas profundezas do PSD aumentando a pressão sobre Rio", analisa Vital num texto publicado no blogue Causa Nossa.

Vital Moreira considera também que, "quando em desespero de causa, a direita recorre sempre ao velho golpe baixo de acusar a esquerda no poder de 'amordaçamento da democracia'". "Mesmo quando, como é o caso, as instituições democráticas estão bem e se recomendam, quando o Governo é minoritário e o Presidente é oriundo do PSD, quando os direitos de oposição são respeitados e quando figuras da direita dominam o comentariado nacional nos média", acrescenta.

O constitucionalista assinala, de resto, que, para a direita, "um governo de esquerda é sempre, por definição, incompatível com a democracia liberal, monopólio natural da direita" e remata afirmando que vinda de onde vem, porém, "a denúncia da 'democracia amordaçada', além de manifestamente despropositada, é simplesmente ilegítima".

Leia Também: Cavaco fala em "democracia amordaçada" e aponta "vergonha" com pandemia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10