Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Infarmed inclina-se a autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65"

Paulo portas acredita que "vem aí um abril francamente melhor" e, no seu espaço de comentário na antena da TVI24, revelou que o Infarmed está inclinado para validar o uso da vacina Covid-19 da AstraZeneca para maiores de 65 anos.

"Infarmed inclina-se a autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65"
Notícias ao Minuto

23:14 - 07/03/21 por Filipa Matias Pereira

Política Covid-19

Paulo Portas avançou, no habitual espaço de comentário na TVI24, 'Global', que "o Infarmed se inclina para autorizar a vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos", em consonância com outros países que adotaram a mesma medida.

De acordo com o ex-ministro da Defesa, esta opção acarreta riscos e seria mais prudente esperar "pelo estudo só com idosos que a AstraZeneca vai submeter ao regulador americano".

A task force da vacinação, considerando que a vacina em questão estava a ser administrada apenas aos menores de 65 anos, tinha idealizado que a vacina seria administrada aos "professores e auxiliares educativos". Ora, "se vai para idosos com mais 65 anos, fica aqui a descoberto em março o que se poderá fazer com as escolas".

O antigo vice-primeiro-ministro acredita que "vem aí um abril francamente melhor", a avaliar pela trajetória da pandemia em Portugal e pelos indicadores da vacinação.

Em abril, anunciou ainda, a "Pfizer já terá confirmado que repõe as vacinas que não forneceu em fevereiro", cerca de um milhão de doses, e está também em cima da mesa a "possibilidade de chegar o primeiro fornecimento da Johnson & Johnson, que é só uma toma".

"Num cenário otimista", acredita o comentador político, "Portugal poderá chegar à imunidade de grupo por volta de 13 de agosto, mais dia menos dia". Isto, é claro, "se não fizermos asneiras".

Leia Também: "Vamos começar a desconfinar mesmo no dia 15" e pelas escolas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório