"Portugal amordaçado"? Jerónimo responde: "Cavaco Silva está velho"

Secretário-geral do PCP comentou, numa entrevista à RTP, as palavras este sábado proferidas pelo ex-Presidente da República. "São conhecidas as profundas críticas que fazemos ao Governo mas, daí a tomar como verdade essa afirmação, é manifestamente exagerado", disse Jerónimo.

Jerónimo diz que Passos não deve "meter bedelho" no PS e em Portugal

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
06/03/2021 21:42 ‧ 06/03/2021 por Notícias ao Minuto

Política

Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa foi entrevistado na RTP, este sábado, dia em que se comemoram os 100 anos do PCP. Um dos temas que esteve em cima da mesa foram as palavras proferidas por Cavaco Silva, onde o ex-presidente da República criticou a gestão da pandemia e usou a expressão "democracia amordaçada".

"São conhecidas as profundas críticas que fazemos ao PS, ao Governo, em matérias particularmente económicas, mesmo no plano europeu - um grau de submissão claro que se verifica", começou por recordar o secretário-geral comunista.

Mas, "daí a tomar como verdade essa afirmação do ex-Presidente Cavaco Silva é, no mínimo, manifestamente exagerado", advogou Jerónimo de Sousa. "Acho que é tática do PSD, que faz os entendimentos com o PS em questões de fundo, em questões estruturais e depois precisa de umas vozes críticas que, correndo por fora, sempre ajudam a essa prática de procura de reforço do PSD".

O secretário-geral do mais antigo partido de Portugal assinalou ainda que "as pessoas merecem-me sempre respeito", mas comentou: "Penso o somatório final daquela entrevista... acho que está velho. Cavaco Silva está velho".

De lembrar que o ex-Chefe de Estado afirmou hoje que Portugal vive "numa situação de democracia amordaçada" e considerou que causam "vergonha" os números recentes da pandemia, que colocaram o país como "recordista" de mortes por milhão de habitantes.

"É surpreendente a frequência com que ouvimos e lemos notícias que nos deixam com uma certa ideia de que o país se encontra numa situação de democracia amordaçada", criticou, numa participação, por videoconferência, na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas.

Leia Também: Cavaco fala em "democracia amordaçada" e aponta "vergonha" com pandemia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas