Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Moedas? "À direita do PS, é o evento mais relevante dos últimos 4 anos"

O centrista António Lobo Xavier considera que Carlos Moedas "é um candidato fortíssimo" para disputar a Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas autárquicas. Histórico do CDS elogia ainda o "sacrifício pessoal" do ex-comissário europeu em nome da política do país e do PSD.

Moedas? "À direita do PS, é o evento mais relevante dos últimos 4 anos"
Notícias ao Minuto

08:56 - 04/03/21 por Mafalda Tello Silva

Política Lobo Xavier

O histórico do CDS, António Lobo Xavier, deixou vários elogios à candidatura do ex-comissário europeu Carlos Moedas à Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas.

"À direita do PS, é o acontecimento mais relevante dos últimos quatro anos", começou por afirmar, ontem à noite, o ex-líder parlamentar centrista, no programa Circulatura do Quadrado, da TVI.

Para Lobo Xavier, a escolha de Carlos Moedas "é, realmente, uma novidade", considerando que os últimos anos têm sido marcados por dúvidas sobre se o "PSD tem capacidade para enfrentar o PS nas eleições autárquicas".

"Eu aprecio, pessoalmente, muito [Carlos Moedas], mas, objetivamente, considero também que é um candidato fortíssimo pelo seu percurso, capacidade, por aquilo que representa, e, sobretudo, pelo sacrifício que demonstrou estar disposto a fazer pela vida pública", sublinhou o centrista.

Ainda que admita não saber se o ex-comissário europeu tem outros objetivos com a sua candidatura, como por exemplo, posicionar-se para mais tarde liderar o PSD, o histórico centrista considera que, independentemente das suas aspirações, "é de assinalar o sacrifício" pessoal do antigo secretário de Estado Adjunto com esta candidatura.

"Não sei se tem desejo ou não de ser presidente do PSD, mas, num momento crucial, respondeu com uma candidatura forte, que é um sinal de esperança. Temos muito poucas pessoas na política ou pessoas que trocam as suas comodidades privadas por lugares políticos. (...) É um gesto de um homem empenhado, que não faltou ao seu partido numa altura muito difícil", reiterou, tendo em conta que o Carlos Moedas encontrava-se a desempenhar o cargo de administrador da Gulbenkian.

A candidatura de Carlos Moedas pelo PSD à Câmara da capital foi anunciada, na passada quinta-feira, pelo presidente social-democrata, Rui Rio. Ainda assim, a formalização da sua candidatura espera pela formação oficial de uma coligação à direita do PS para Lisboa, que, ao que tudo indica, integrará o CDS e a Iniciativa Liberal.

Entretanto, o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, reuniu-se com Carlos Moedas logo na sexta-feira e disse que o seu nome merecia "um sólido consenso" para encabeçar uma candidatura conjunta. O antigo secretário de Estado de Pedro Passos Coelho já se reuniu igualmente com a Iniciativa Liberal, partido que deverá decidir no sábado sobre um eventual apoio.

O ex-comissário europeu Carlos Moedas vai explicar hoje à tarde as razões e objetivos da sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa, numa declaração marcada para as 18h00 no Instituto Superior Técnico (IST).

Leia Também: Moedas apresenta na 5.ª feira no Técnico razões de candidatura a Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório