Meteorologia

  • 20 ABRIL 2021
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Vacinação? "Por este andar, nunca mais chega a vez dos cidadãos comuns"

Vital Moreira considera que os professores e funcionários das escolas não devem ser incluídos na primeira fase de vacinação contra a Covid-19.

Vacinação? "Por este andar, nunca mais chega a vez dos cidadãos comuns"

O constitucionalista e antigo eurodeputado Vital Moreira defendeu, esta quarta-feira, que os critérios de vacinação do plano nacional contra a Covid-19 deviam reger-se, principalmente, pelas classes etárias, "como é a norma noutros países".

"Depois de vacinados os profissionais em contacto direto com infetados (serviços de saúde, lares, bombeiros, etc.), não há nenhuma razão para dar prioridade a classes profissionais que não têm nenhum contato especial com infetados, como os professores", afirma o constitucionalista, num texto partilhado, esta manhã, no blogue Causa Nossa.

Este comentário surge um dia depois de a ministra da Saúde, Marta Temido, ter admitido, em entrevista à SIC, que os professores e funcionários das escolas poderão ser incluídos na primeira fase de vacinação contra o novo vírus. "É uma hipótese que está a ser analisada e está a ser analisada não só em Portugal como noutros países", esclareceu a governante.

Mais. Para o socialista, se os docentes e não docentes foram considerados pessoas prioritárias a vacinar, também deveriam ser "os cabeleireiros, os massagistas, os 'personal trainers', os taxistas, etc., que ao menos têm contatos de proximidade com os seus clientes".

"Por este andar, nunca mais chega a vez dos cidadãos comuns, por classes etárias, como é a norma noutros países" (Vital Moreira)

Segundo a informação disponível às 8h10 de hoje no site covid19estamoson.gov.pt já tinham sido vacinadas 885.109 pessoas, das quais 618.393 apenas tinham a primeira dose. As restantes 266.716 já tinham a vacinação completa.

Leia Também: Professores e funcionários na 1.ª fase? "Hipótese está a ser analisada"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório