Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

PSD/Setúbal diz que candidatura de Negrão "agrada e não foi surpresa"

O presidente da comissão política do PSD de Setúbal afirmou hoje que Fernando Negrão "é um bom candidato" à Câmara de Setúbal e garantiu que a distrital e a concelhia estavam a par da escolha do líder do partido.

PSD/Setúbal diz que candidatura de Negrão "agrada e não foi surpresa"
Notícias ao Minuto

15:50 - 26/02/21 por Lusa

Política Autárquicas

"Desde o início que o presidente do PSDdisse que queria ter uma atenção especial às capitais de distrito, mas houve contactos e concertação com as estruturas locais do partido", disse à agência Lusa Paulo Ribeiro.

Segundo o presidente do PSD/Setúbal, Fernando Negrão foi "uma escolha do presidente do partido, mas que agrada à concelhia e à distrital".

Na quinta-feira, Fernando Negrão revelou à agência Lusa que será o cabeça-de-lista do PSD de Setúbal nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro.

"Vou ser candidato por Setúbal. Uma velha luta, retomada agora, para fazer de Setúbal uma cidade onde muitos querem trabalhar e viver", afirmou, numa declaração escrita, o antigo líder parlamentar e deputado do PSD eleito por Setúbal.

Fernando Negrão foi cabeça-de-lista do PSD para a Câmara de Setúbal nas eleições autárquicas de 2005, altura em que obteve o melhor resultado de sempre do partido na capital do distrito, com 25,43% dos votos.

E, apesar de não ter conseguido destronar a maioria CDU da presidência da autarquia, permitiu ao PSD tornar-se a segunda força política mais votada no concelho, relegando o PS para terceiro lugar.

Apesar de não ter alcançado a vitória nas eleições autárquicas de 2005, Fernando Negrão manteve-se como vereador sem pelouros até 2007, ano em que abandonou o cargo para se candidatar às eleições autárquicas intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa.

Dois anos depois, o então candidato social-democrata à Câmara de Setúbal nas eleições autárquicas de 2009, Jorge Santana, não conseguiu melhor do que 14,48% dos votos, perdendo dois dos três eleitos com a candidatura de Fernando Negrão.

O PSD voltou, então, a ser a terceira força política do concelho e viu o PS recuperar o segundo lugar no município sadino.

Na altura, Jorge Santana justificou o mau resultado dizendo que a quebra do PSD não tinha sido apenas em Setúbal, mas em todo o distrito, e considerando que o partido também tinha sido penalizado pelo que chamou de "efeito Fernando Negrão", referindo-se ao facto ter trocado Setúbal por Lisboa a meio do mandato (2005-2009).

Agora, o atual presidente da comissão política distrital do PSD de Setúbal lembra que Fernando Negrão era apenas um vereador sem pelouro e que, na altura, "numa situação de emergência, acedeu ao pedido do presidente do PSD para se candidatar nas eleições intercalares de 2007 para a Câmara Municipal de Lisboa".

"Mas, Fernando Negrão continuou, e continua, a viver em Setúbal e é deputado eleito pelo distrito de Setúbal", sublinhou Paulo Ribeiro, recusando a ideia de que abandonou Setúbal.

Fernando Negrão é o primeiro candidato anunciado para a Câmara de Setúbal na próximas eleições autárquicas de entre as três forças políticas representadas na autarquia, CDU, PS e PSD.

A atual presidente Maria das Dores Meira não poderá recandidatar-se ao cargo por já ter completado três mandatos consecutivos, mas já se disponibilizou para ser candidata da CDU à Câmara Municipal de Almada.

A CDU governa a Câmara de Setúbal com maioria absoluta, com um total de sete eleitos. O PS é, atualmente, a segunda força política do concelho de Setúbal, com três vereadores, enquanto o PSD tem apenas um vereador.

Leia Também: Moedas e Negrão nas autárquicas: "Serão dois extraordinários presidentes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório