Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

AR aprova proposta do BE para manter taxa de resíduos até junho

O parlamento aprovou hoje uma alteração, proposta pelo Bloco de Esquerda (BE), a um decreto-lei do Governo que prevê a manutenção da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) em 11 euros durante os primeiros seis meses de 2021.

AR aprova proposta do BE para manter taxa de resíduos até junho
Notícias ao Minuto

19:19 - 25/02/21 por Lusa

Política Partidos

A proposta bloquista resulta de uma apreciação parlamentar, que permite alterar um diploma com origem no Governo e que, regimentalmente, não tem votação na Assembleia da República, neste caso do decreto-lei que altera o regime geral de gestão de resíduos.

A alteração, aprovada na especialidade na comissão parlamentar de Ambiente, teve os votos favoráveis do PS, PSD, BE, CDS e Iniciativa Liberal (IL), teve o voto contra do PAN e a abstenção do PCP, PEV e das duas deputadas não-inscritas Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e Cristina Rodrigues (ex-PAN).

Assim, fica aprovada uma moratória para que, até 31 de junho deste ano, a TGR mantenha o valor de 2020 - 11 euros por tonelada - e não aumente para o valor previsto inicialmente pelo Governo, de 22 euros por tonelada.

Na exposição de motivos da apreciação parlamentar, o BE alegou que, "apesar de o aumento do valor da TGR ser necessário", a crise pandémica "exige uma moratória ao incremento da taxa devido à impossibilidade da recolha seletiva de um elevado volume de resíduos".

Essa "recolha seletiva estimulada pela subida da TGR em janeiro de 2021 implicaria riscos de contágio inaceitáveis para os trabalhadores e trabalhadoras do setor" e, por isso, a moratória deve ser instituída desde o início do ano, "reavaliada a cada seis meses e suprimida quando a pandemia for erradicada".

Com este aumento, com que,em princípio, o BE concorda, o Governo pretendia travar a entrada de resíduos em aterro para eliminação, dado que se registou um aumento significativo nos últimos anos.

Os bloquistas alegaram que, entre 2015 e 2019, a quantidade de resíduos importados do estrangeiro para eliminação e deposição em aterro aumentou 1.670%, de 13 mil para 230 mil toneladas.

De acordo com a lei, o produto da TGR "destina-se à cobertura dos custos administrativos de acompanhamento das entidades gestoras e à realização de ações para reduzir a deposição em aterro, a incineração e a queima de resíduos", lê-se na exposição de motivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório