Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PSD preocupado com 20 mil consultas por realizar no hospital de Leiria

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria anunciaram hoje a preocupação com as 20 mil consultas que estão por realizar face à covid-19, após uma reunião com a administração do Centro Hospitalar de Leiria.

PSD preocupado com 20 mil consultas por realizar no hospital de Leiria
Notícias ao Minuto

20:00 - 23/02/21 por Lusa

Política Covid-19

Os deputados adiantaram, numa nota de imprensa, "com milhares de consultas e cirurgias ainda por realizar, 20 mil consultas no caso do Centro Hospitalar de Leiria, a aposta na contratualização com privados e terceiro setor ajudou a mitigar alguns destes impactos".

Os deputados também ficaram preocupados com o "elevado número de profissionais de saúde" que ainda não foram vacinados contra a covid-19.

Contactado pela agência Lusa, o conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) estima que se "deixaram de realizar, até 31 de janeiro de 2021, cerca de 19.500 consultas devido à pandemia".

Relativamente às cirurgias, no mesmo período, a estimativa é que cerca de 2.600 cirurgias tenham sido suspensas, acrescenta o conselho de administração em resposta escrita.

Segundo o CHL, parte das cirurgias e das consultas "já foram recuperadas".

O CHL precisa ainda que "dos profissionais que manifestaram interesse em ser vacinados, faltam vacinar cerca de 750 profissionais (incluindo prestadores de serviço)".

Entre este número encontram-se cerca de 200 profissionais, que estiveram infetados com covid-19.

"A principal razão de ainda não terem sido vacinados deve-se ao facto de o CHL não ter recebido o número suficiente de vacinas", justifica ainda o centro hospitalar, que integra os hospitais de Santo André, em Leiria, Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, e Distrital de Pombal.

No CHL já foram vacinados cerca de 1.630 profissionais (incluindo prestadores de serviço), dos quais cerca de 1.550 profissionais já têm a vacinação completa (duas doses), refere ainda o conselho de administração.

Neste momento, pertencem aos quadros do CHL cerca de 2.320 profissionais, dos quais 425 médicos, 927 enfermeiros, 148 técnicos de diagnóstico e terapêutica, e 570 assistentes operacionais, informa ainda.

Na referida nota de imprensa, os deputados justificam a reunião, que decorreu esta segunda-feira, com o objetivo de ser feito "um balanço da atividade hospitalar covid e não covid" e para "enaltecer o trabalho extraordinário realizado pelos profissionais de saúde ao longo dos últimos meses".

"Há ainda a destacar o facto de no próximo mês de março se prever a abertura de uma unidade de cuidados paliativos em Alcobaça, a primeira unidade do distrito de Leiria. Recorde-se que esta foi uma das bandeiras do PSD na última campanha eleitoral para as eleições legislativas em 2019", rematam os deputados na mesma nota de imprensa.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.474.437 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.086 pessoas dos 799.106 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório