BE denuncia lixeira a céu aberto, Câmara culpa comunidade insensível

O BE de Santa Maria da Feira denunciou hoje a existência de uma lixeira a céu aberto e "repleta de amianto" em Sanguedo, algo que aquela autarquia do distrito de Aveiro atribui à "insensibilidade ambiental" da população.

Portugal produziu menos 20% de resíduos perigosos em 2015

© Global Imagens

Lusa
23/02/2021 13:07 ‧ 23/02/2021 por Lusa

Política

Santa Maria da Feira

Segundo a coordenação local do BE, parte do lixo poluente sinalizado na freguesia de Sanguedo encontra-se "em contacto direto com uma linha de água, algo que acarreta consequências gravíssimas para a fauna e a flora da zona".

O partido diz que idênticos crimes ambientais "são recorrentes no concelho de Santa Maria da Feira" e considera-os "altamente perigosos", pelo que classifica de "incompreensível a falta de vontade política por parte da Câmara Municipal em resolver estes atentados ambientais constantes".

Argumentando que "a defesa do ambiente e da saúde pública não é uma prioridade para o executivo municipal" liderado pelo PSD, o BE defende que "está na hora de mudar esta triste realidade".

Contactada pela Lusa, a Câmara de Santa Maria da Feira admite ter conhecimento da situação de Sanguedo e anuncia a sua "resolução a curto prazo", mas afirma que na origem do problema estão os comportamentos individuais da própria comunidade.

"A autarquia tem realizado diversas ações de sensibilização junto da população, que, no entanto, continua, em alguns casos, a demonstrar falta de consciência ambiental. Não se justifica, de todo, este tipo de poluição ambiental porque a Câmara tem respostas adequadas para cada situação e sem custos para os munícipes", disse o vereador Vítor Marques.

Nesse contexto, o autarca recorda que o município tem disponíveis em Canedo, Lobão e Mosteirô três ecocentros "onde é totalmente gratuita a deposição de resíduos de construção e demolição até um metro cúbico".

Relativamente aos monos, que habitualmente envolvem maiores dimensões, Vítor Marques realça que "tanto a Câmara como as juntas de freguesia procedem à recolha gratuita de monstros, bastando agendar esse serviço".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas