Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Plano de Recuperação. Madeira com reserva 162 milhões para empresas

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Madeira, no valor de 561 milhões de euros, reserva 162 milhões para as empresas, disse hoje o presidente do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa, Jaime Filipe Ramos.

Plano de Recuperação. Madeira com reserva 162 milhões para empresas
Notícias ao Minuto

14:48 - 20/02/21 por Lusa

Política PSD

O Grupo Parlamentar do PSD esteve hoje reunido com o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, com quem debateu o Plano de Recuperação e Resiliência relativo à Região Autónoma da Madeira, que será apresentado na segunda-feira.

"O Plano de Recuperação e Resiliência para a Madeira reserva 162 milhões de euros para as empresas. Não será totalmente aplicado em investimento público", sublinhou, no final da reunião, Jaime Filipe Ramos.

"Ao todo, a Madeira irá reservar 326 milhões de euros para as empresas (PRR 162 milhões e Orçamento Regional 164 milhões de euros), dinheiro que neste momento é fundamental não só para a sobrevivência" dos negócios "como para a manutenção do emprego", observou.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Miguel Iglésias, criticou na quinta-feira na Assembleia Legislativa, no período antes da ordem do dia, a opção do Governo Regional em alocar 100% do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 561 milhões de euros, em investimento público em detrimento do apoio e recuperação do tecido económico.

"A opção do Governo Regional foi de alocar a totalidade dos 561 milhões de euros em investimento público sem criar uma única medida específica de apoio ao tecido empresarial ou à transformação de setores tradicionais como a agricultura e as pescas, insistindo na estratégia do passado e contrariando a diretriz relativamente à resiliência económica", declarou.

A este propósito, Miguel Iglésias recordou que o Plano de Recuperação e Resiliência dispõe de três mil milhões de euros para as empresas no plano nacional que "permitem colmatar esta deficiência decorrente da opção do Governo Regional aos quais podem aceder as empresas da região no montante que poderá ascender os 180 milhões de euros".

Miguel Iglésias criticou ainda a reivindicação do presidente do Governo Regional em dispor neste Plano mais 100 milhões de euros para os portos da região nomeadamente para a ampliação em 400 metros do molhe da pontinha do Funchal, obra que considerou ser "estruturante para as empresas de construção que gravitam à volta do Governo Regional".

"O Governo Regional continua com obras sem retorno económico que não vão alterar o desenvolvimento da região", observou.

"Implica despejar mais 400 metros de betão e custará o equivalente a 20% do valor total do Plano para a Madeira", acrescentou.

O Governo da República colocou na terça-feira em consulta pública a versão preliminar e resumida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê um total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

O PRR contempla "19 componentes, que integram por sua vez 36 reformas e 77 investimentos" nas áreas sociais, clima e digitalização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório