Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Carmen Dolores: CDS recorda "figura notável da cultura portuguesa"

O CDS-PP lamentou hoje "profundamente" a morte da atriz Carmen Dolores, na segunda-feira aos 96 anos, destacando tratar-se de uma "figura notável da cultura portuguesa".

Carmen Dolores: CDS recorda "figura notável da cultura portuguesa"
Notícias ao Minuto

20:22 - 16/02/21 por Lusa

Política Óbito

Numa mensagem enviada à agência Lusa, assinada pelo presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, o CDS-PP recorda que Carmen Dolores, "dona de uma voz inconfundível e de um talento ímpar, interpretou como ninguém os maiores vultos da literatura nacional e internacional".

"Ao longo de mais de 60 anos de carreira, a sua elegância e a sua profundidade intelectual marcaram todos aqueles que com ela trabalharam, e deixam uma marca inesquecível no panorama cultural e artístico nacional", salienta.

Nascida em Lisboa, a 22 de abril de 1924, Carmen Dolores estreou-se no Teatro da Trindade em 1945, mas para trás ficava um percurso iniciado anos antes, na rádio, como declamadora e atriz, e no cinema, onde protagonizara filmes como "A vizinha do lado", de António Lopes Ribeiro, e "Amor de Perdição", de Leitão de Barros.

Seguir-se-ia o trabalho no Teatro Nacional D. Maria II, então com a Companhia Rey Colaço - Robles Monteiro, e um percurso de 60 anos que passou pela maioria dos palcos portugueses, companhias independentes, cinema, rádio e televisão.

Retirou-se em 2005, com a peça "Copenhaga", no Teatro Aberto, encenada por João Lourenço.

Em julho de 2018, recebeu do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito, depois de anteriormente ter sido condecorada pelo chefe de Estado Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Carmen Dolores foi ainda distinguida com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Lisboa, o prémio Sophia de Carreira, da Academia Portuguesa de Cinema, e o Prémio António Quadros de Teatro, entre outros galardões.

Leia Também: Carmen Dolores, uma das mais inconfundíveis presenças do teatro português

Recomendados para si

;
Campo obrigatório