Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

PCP lança livro dos "100 anos de luta" e apresenta caderno reivindicativo

 O líder do PCP aproveitou hoje o lançamento do livro sobre os "100 anos de luta" dos comunistas em Portugal para apresentar um caderno reivindicativo ao Governo PS, entre eles mais apoios para os desempregados.

PCP lança livro dos "100 anos de luta" e apresenta caderno reivindicativo
Notícias ao Minuto

20:04 - 04/02/21 por Lusa

Política Partidos

Numa cerimónia com lugares marcados, e distanciados, na Casa do Alentejo, em Lisboa, transmitida ao vivo pelas redes sociais do partido, Jerónimo de Sousa fez discurso mais longo do que habitual para recordar a história de "um coletivo" que teve vitórias e derrotas, Álvaro Cunhal e outros históricos, a "luta antifascista" e as revoluções pelo comunismo, "um ideal pelo qual vale a pena lutar".

Mas aproveitou os 26 minutos de discurso, ouvido em silêncio sem interrupções e aplausos, para sublinhar outra luta, contra a pandemia de "covid-19", e para reivindicar ao Governo medidas de apoio "aos trabalhadores e ao povo".

E enumerou a lista, já parcialmente conhecida, que passa pelo pagamento a 100% dos salários "e não a 66%, para que cuidar dos filhos não signifique corte de salário" e pela criação de "um apoio social extraordinário ou outras medidas previstas no Orçamento para 2021" para os trabalhadores que ficam sem subsídio de desemprego.

"É preciso e necessário concretizar sem mais delongas as medidas propostas pelo PCP e aprovadas no Orçamento do Estado para o corrente ano, para garantir o apoio, a proteção social e a salvaguarda da remuneração a 100% dos trabalhadores em `lay-off´, os direitos daqueles em situação de teletrabalho, incluindo os de assistência à família", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório