Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Parlamento recomenda a Governo criação de campanha nacional antirracista

A iniciativa deverá ser divulgada através dos órgãos de comunicação social.

Parlamento recomenda a Governo criação de campanha nacional antirracista
Notícias ao Minuto

08:52 - 02/02/21 por Mafalda Tello Silva

Política Racismo

Foi publicada, esta terça-feira, em Diário da República, uma resolução da Assembleia da República que recomenda que o Governo proceda à criação de uma campanha nacional antirracista para ser divulgada através dos meios de comunicação.

A resolução, aprovada no Parlamento em 25 de setembro do ano passado, aconselha o Executivo a realizar "com caráter de urgência" esta campanha nacional, estendendo-a também "às escolas, universidades, serviços públicos e junto das forças de segurança".

A iniciativa assinada por Eduardo Ferro Rodrigues tem como objetivo "fomentar os valores subjacentes ao artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa, com particular enfoque nas questões relacionadas com o racismo".

A resolução n.º 15/2021 propõe também que o Governo planeie e execute a campanha "em estreita colaboração com associações antirracistas e representantes das comunidades racializadas" no país.

Quanto à divulgação da campanha, o Executivo deverá proceder também "à aquisição de espaço e tempo de antena" para publicidade institucional em órgãos da comunicação social, "no valor de 15 milhões de euros", através da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros

Por fim, a Assembleia da República recomenda ainda que o Governo implemente, em paralelo à campanha, um programa antirracista que "apoie atividades e iniciativas" que "promovam a integração e empoderamento" de afrodescendentes, romani e outras minorias étnicas, bem como de comunidades imigrantes.

Leia Também: SOS Racismo critica "segregação étnica" em Castro Verde, câmara nega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório