Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. "Os laboratórios e as farmacêuticas estão a brincar connosco"

Catarina Martins acusou, esta segunda-feira, as farmacêuticas de estarem a "brincar" e condenou as situações de desvio de vacinas contra a Covid-19 para pessoas não prioritárias.

Covid-19. "Os laboratórios e as farmacêuticas estão a brincar connosco"
Notícias ao Minuto

17:15 - 01/02/21 por Filipa Matias Pereira

Política Catarina Martins

O coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) teceu duras críticas às farmacêuticas responsáveis pela produção de vacinas contra a Covid-19 e condenou ainda o desvio do fármaco em território nacional. "Os laboratórios e as farmacêuticas estão a brincar connosco", acusou Catarina Martins, esta segunda-feira.

Em declarações aos jornalistas depois de ter estado reunida com a Associação dos Técnicos Auxiliares de Saúde, em Santa Maria da Feira, a líder partidária condenou os responsáveis que têm permitido a administração de vacinas a pessoas não prioritárias. "Quem o faz está a ter um desrespeito imenso para com o país e para com os profissionais [de saúde]. É por isso que o abuso tem de ter consequências", vincou.

"O maior problema", detalhou, "é a escassez de vacinas e é por isso que este é um tema difícil de gerir". Os fármacos "foram pagos com os milhões dos contribuintes e a vacina baseia-se em investigação científica, que foi feita ao longo de décadas, e que foi também financiada por fundos públicos".

Com efeito, considera a coordenadora do BE que "este é o momento da União Europeia (UE) dar o passo seguinte, que é produzir as vacinas. Foram pagas as vacinas e dizem agora que vão dar metade do que estava acorado. Não é possível. É preciso começar a produzir a vacina".

Para Catarina Martins, "todos os abusos devem ser punidos. Era bom que não olhássemos só para os pequenos abusos, mas também para o grande abuso das farmacêuticas, que estão a regatear as vacinas com o dinheiro dos contribuintes".

A líder partidária fez ainda questão de salientar o "extraordinário trabalho de vacinação" que está a ser feito pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e "pelo qual devemos estar muito gratos".

Leia Também: "Tolerância zero" para desvio de vacinas. Task force cria novas listas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório