Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Bloco pede audição urgente sobre discriminação na doação de sangue

O partido requer audição do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e da Direção Geral de Saúde, na sequência de um médico do organismo ter informado um dador que os homens homossexuais estão impedidos de dar sangue, algo que não corresponde à verdade.

Bloco pede audição urgente sobre discriminação na doação de sangue

O Bloco de Esquerda requereu uma audição, com caráter de urgência, do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e da Direção Geral de Saúde (DGS), depois de um homem denunciar ter sido discriminado por causa da sua orientação sexual quando tentou dar sangue no sábado, dia 23, no posto fixo de doação do IPST em Lisboa.

Os deputados e deputadas do Bloco sublinham que "não são toleráveis situações de injustificado tratamento desigual entre cidadãos" por causa do "alegado ato de recusa das entidades responsáveis pela recolha de sangue", que, "para além de ilegal, é vexatório".

O comunicado do grupo parlamentar lembra, ainda, que a legislação em vigor "não contempla qualquer discriminação na doação de sangue" e que, inclusive, "a Direção-Geral da Saúde (DGS) removeu qualquer referência à categoria 'homens que fazem sexo com homens' em 2016".

Esta não é a primeira vez que o grupo parlamentar bloquista chama a atenção para esta matéria, tendo em 2015 já chamado a atenção do organismo por "não ter sido ainda cumprida uma resolução da Assembleia da República com cinco anos, que defendia o fim da discriminação dos doadores de sangue por causa da sua orientação sexual".

Recorde-se que, após ser tornado público o caso do homem supracitado, o IPST disse, num primeiro momento, que "não questiona a orientação sexual de potenciais dadores". Publicado o e-mail do médico do organismo onde informava o dador de que "os homens que têm sexo com homens estão impedidos de dar sangue", o IPST indicou ter aberto uma averiguação interna ao médico, garantindo que esta não é a posição oficial.

Leia Também: IPST averigua médico que diz que homossexuais estão impedidos de doar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório