Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Parlamento evoca bicentenário das Cortes Constituintes de 1821

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de saudação ao "legado das Cortes Constituintes de 1821", no seu bicentenário.

Parlamento evoca bicentenário das Cortes Constituintes de 1821
Notícias ao Minuto

13:40 - 29/01/21 por Lusa

Política Assembleia da República

Na quinta-feira, o presidente do parlamento assinalou, em plenário, os 200 anos da sessão inaugural das Cortes Constituintes de 1821, com um discurso em que salientou que este foi o primeiro parlamento português.

Ferro Rodrigues referiu-se ao teor da sua mensagem divulgada na terça-feira, na qual se recorda que as Cortes Constituintes de 1821 foram uma "consequência natural das eleições gerais concluídas em dezembro de 1820".

Essas eleições, de acordo com o presidente da Assembleia da República, "determinaram a composição do primeiro parlamento português".

"Eleições gerais que foram um dos passos mais arrojados e um dos momentos mais importantes da Revolução Liberal, cujas origens - a par com as movimentações liberais de 1817 e com o Sinédrio de 22 de janeiro de 1818 - podemos encontrar na proclamação escutada no Campo de Santo Ovídio, na cidade do Porto, em 24 de agosto de 1820", apontou.

Na sua intervenção, Ferro Rodrigues lamentou que a Assembleia da República, nas atuais circunstâncias do país, confrontado com uma grave epidemia de covid-19, não tenha podido celebrar esta data como gostaria.

"Mas é meu dever, enquanto presidente da Assembleia da República, e é dever de todos nós, deputadas e deputados, evocar os parlamentares que, há 200 anos, iniciariam o longo caminho que nos trouxe até aqui. Duzentos anos volvidos da sessão inaugural cabe-nos evocar este que foi um dos momentos fundadores do regime constitucional, e os princípios e valores liberais e democráticos, cujo bicentenário temos vindo a celebrar desde 2018", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório