Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

PSD questiona Governo sobre quebras informáticas nos postos consulares

O grupo parlamentar do PSD lamentou hoje as "quebras sucessivas" nos sistemas informáticos dos postos consulares portugueses em todo o mundo que durante seis dias impediram a emissão de vistos.

PSD questiona Governo sobre quebras informáticas nos postos consulares
Notícias ao Minuto

13:02 - 29/01/21 por Lusa

Política Partidos

"Ao longo das últimas semanas têm-se verificado sucessivas quebras no funcionamento dos sistemas informáticos dos vistos e do Sistema Informático do Registo e Identificação Civil (SIRIC), por vezes com a duração de vários dias consecutivos, que têm posto totalmente em causa a atividade da generalidade da nossa rede consular, já de si tão debilitada", lê-se na pergunta formulada pelo PSD ao ministro dos Negócios Estrangeiros.

A suspensão do funcionamento do SIRIC terá, segundo o grupo parlamentar social-democrata, "aumentado ainda mais as extremas dificuldades dos postos consulares para corresponderem à enorme procura de documentos fundamentais para a vida dos respetivos utentes, como cartões de cidadão, certidões e registos de natureza diversa".

Em declarações à agência Lusa, o deputado José Cesário, um dos autores da missiva, juntamente com Carlos Alberto Gonçalves, referiu que estas interrupções levaram a que a emissão de vistos estivesse suspensa em todo o mundo durante seis dias.

"A causa de tais quebras de serviço resultará de dificuldades de comunicação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Justiça, o Ministério da Administração Interna e os postos da rede consular, consoante se trate da rede de vistos ou dos serviços de identificação civil", lê-se no documento.

"Não sei as razões [para estas interrupções], se serão técnicas ou outras. Mas sei que têm acontecido com uma relativa frequência nos últimos seis meses", adiantou o deputado do PSD e antigo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Na pergunta dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, os deputados questionam Augusto Santos Silva sobre as razões que têm determinado "as constantes suspensões dos serviços das redes de vistos e do SIRIC verificadas nas últimas semanas" e as medidas que o Governo está a levar a efeito para evitar a repetição deste tipo de situações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório