Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Governo quer dialogar sobre novas competências das Freguesias

O secretário de Estado da Administração Local, Leitão Amaro, anunciou hoje, no Congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), que serão retomadas na próxima semana as negociações com as autarquias sobre as suas competências.

Governo quer dialogar sobre novas competências das Freguesias
Notícias ao Minuto

22:44 - 31/01/14 por Lusa

Política ANAFRE

Leitão Amaro anunciou ter já acertado com a Associação Nacional de Municípios (ANMP) que, assim que a Associação Nacional de Freguesias tiver os seus novos órgãos, a eleger no congresso que está a decorrer até domingo em Aveiro, o Governo vai trabalhar com as duas associações para definir os "custos padrão" das competências a transitar para as freguesias e clarificar dúvidas quanto ao procedimento dos acordos entre câmaras e juntas.

"Está acertado que se realize de imediato esse trabalho conjunto de definir os custos padrão e clarificar dúvidas quanto à celebração desses acordos de execução", o que deverá ter início na próxima semana, disse.

O secretário de Estado admitiu que "existem dúvidas relevantes e legítimas" quanto ao processo de transferência de competências dos municípios para as freguesias, mas sublinhou que os acordos de execução a celebrar, entre outras vantagens, vão permitir ajustar as respostas à especificidade de cada território.

"O que está em causa é alargar, através desses acordos, uma prática que já existia em alguns municípios de delegação de competências a todo o país", adiantou.

Leitão Amaro aproveitou o congresso da Anafre, "o primeiro depois das exigentes reformas a que as freguesias foram sujeitas", para elogiar a postura dos autarcas: "Sei que poucas das instituições da administração pública foram sujeitas a uma mudança na sua estrutura, nas suas competências e nas suas finanças, a mudanças tão exigentes e tão discutidas como o foram as freguesias".

Para o secretário de Estado, a tranquilidade com que decorreram as eleições autárquicas de setembro revelou "o sentido de responsabilidade que todos os autarcas de freguesia têm prestado ao país, também na transição" entre mandatos e entre reformas.

"É mais um sinal de maturidade democrática e de responsabilidade e comprometimento com o serviço público, mesmo quando se estão a implementar algumas decisões com as quais alguns não concordam, dá mais uma lição ao país da importância, dedicação e valor dos autarcas de freguesia", concluiu.

A intervenção de Leitão Amaro no primeiro dia do congresso da Anafre chegou a ser interrompida hoje, por duas vezes, pelo burburinho gerado na sala, quando o governante falava sobre a Lei das Finanças Locais.

Uma das interrupções ocorreu quando o governante disse querer transmitir "em primeira mão, de forma clara e inequívoca, que já este ano, em 2014, as freguesias irão receber 1% do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] urbano e a totalidade do IMI rústico que a Lei das Finanças Locais lhes atribui".

Esta lei entrou em vigor já a 01 de janeiro, estipulando que as freguesias iam passar a receber essa percentagem do produto da receita do IMI urbano, além do IMI sobre prédios rurais, que já recebiam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório