Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vacinação? "Se fosse abrangido, cederia a minha vacina a um idoso"

O dirigente do CDS manifestou-se contra a vacinação prioritária de titulares de órgãos de soberania. Francisco Rodrigues dos Santos reiterou ainda que idosos com mais de 80 anos deviam ser incluídos na primeira fase do plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus.

Vacinação? "Se fosse abrangido, cederia a minha vacina a um idoso"
Notícias ao Minuto

15:29 - 26/01/21 por Mafalda Tello Silva com Lusa

Política Covid-19

Após ter sido anunciado que titulares de órgãos de soberania iriam ser vacinados contra a Covid-19, Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS, considerou, esta terça-feira, "indefensável colocar todos esses políticos à frente dos mais idosos".

"Como referi à saída da última reunião na sede do Infarmed, se fosse abrangido por este direito prioritário à vacinação, cederia a minha vacina a um idoso", garantiu o líder partidário, numa mensagem partilhada, esta tarde, nas redes sociais.

Para Rodrigues dos Santos, esta decisão "é um péssimo exemplo ao país e um insulto aos que mais sofrem com esta pandemia", designadamente, aos "mais idosos, utentes dos lares, profissionais de saúde - tanto do público como do privado - e outros grupos de risco que ainda não foram vacinados".

O presidente do CDS sublinha ainda que defende a revisão imediata do plano de vacinação, posição que vocaliza "há muitas semanas", com o intuito de que "os mais idosos, acima dos 80 anos, sejam incluídos na primeira fase do plano".

"Hoje, mais do que nunca, é preciso cuidar de quem cuidou de nós, dos mais velhos, que estão a morrer como nenhum outro grupo etário, muitos deles sozinhos e sem um adeus", rematou.

De acordo com um despacho, emitido na segunda-feira pelo primeiro-ministro e a que o Diário de Notícias (DN) teve acesso, os titulares de órgãos de soberania, deputados, funcionários da Assembleia da República, membros dos órgãos das Regiões Autónomas e presidentes de câmara, enquanto responsáveis da proteção civil, vão começar a ser vacinados na próxima semana.

Segundo a mesma notícia, também a Provedora de Justiça, os membros do Conselho de Estado e a magistratura do Ministério Público vão começar a ser vacinados na próxima semana.

O primeiro-ministro, António Costa, terá já enviado as "cartas aos órgãos de soberania para que estabeleçam as prioridades para inoculação em cada um dos serviços".

"De modo a que se possa programar com precisão este processo é essencial definir, entre estes titulares, a indispensável ordem de prioridade, tendo em conta a limitada quantidade de doses disponíveis em cada semana", especifica António Costa na mensagem enviada ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, a que o DN teve acesso.

No texto, o primeiro-ministro pede a Ferro Rodrigues que especifique os deputados, bem como a lista nominativa dos funcionários daquele órgão, "que devam ser considerados prioritários nesta fase".

Leia Também: Deputado da IL rejeita ser incluído em grupo prioritário de vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório