Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

André Ventura em segundo em mais do dobro dos concelhos do que Ana Gomes

O candidato de extrema-direita André Ventura ficou em segundo lugar nas presidenciais em cerca de 200 concelhos, mais do dobro do que Ana Gomes, segundo cálculos do portal de estatística Eyedata, disponível em www.lusa.pt.

André Ventura em segundo em mais do dobro dos concelhos do que Ana Gomes
Notícias ao Minuto

00:23 - 25/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

André Ventura, líder do partido Chega, ficou em segundo lugar em 204 concelhos, tendo obtido melhores resultados em toda a faixa do interior do país, de norte a sul, em municípios com baixa densidade populacional.

Dos 308 concelhos, Ana Gomes ficou em segundo lugar em 90 concelhos e terceiro em 192. Ana Gomes ficou em quarto lugar em 26 concelhos, a grande maioria no Alentejo.

O líder do Chega ficou na terceira posição em 98 concelhos, quarto lugar em cinco concelhos (Castro Verde, Paredes, Marco de Canaveses, Castelo de Paiva e Penafiel) e sexto no Corvo.

Os melhores resultados registados pelo candidato presidencial foram todos no Alentejo, mais concretamente, em Mourão (34%), no distrito de Évora, Monforte (31%), Elvas (29%), Alter do Chão (25%) e Arronches (25%), no distrito de Portalegre, e Moura (31%), no distrito de Beja.

Os melhores resultados registados pela ex-eurodeputada socialista foram no Porto (20%), Lisboa (18,5%) Matosinhos (18%), Gondomar, Vila Nova de Gaia, Maia, Oeiras e Coimbra, todos com cerca de 17%.

A maior diferença pontual entre Ana Gomes e André Ventura, a favor da ex-eurodeputada socialista, registou-se no Porto, com 11 pontos percentuais, seguindo-se Matosinhos e Gondomar, com dez pontos percentuais de diferença.

Já a maior diferença pontual a favor do candidato da extrema-direita registou-se em Monforte, onde esteve 23 pontos percentuais acima de Ana Gomes, seguindo-se Elvas (19), Moura (17) e Mourão (17).

No concelho da Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, os dois candidatos ficaram tecnicamente empatados, com o mesmo número de votos (756 para cada).

Foi em alguns destes concelhos que André Ventura esteve mais próximo de Marcelo Rebelo de Sousa, tendo ficado a sete pontos percentuais do Presidente da República reeleito em Mourão (33,64% contra 40,71% de Marcelo Rebelo de Sousa) e oito pontos em Moura (30,85% contra 39,12%).

Ana Gomes esteve sempre muito distante de Marcelo Rebelo de Sousa nas presidenciais em todos os concelhos, sendo que a menor diferença entre os dois registou-se em Mourão (24 pontos percentuais), Moura (25) e no Porto (32).

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República nas eleições de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório