Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Costa felicita Marcelo e espera continuidade de "profícua cooperação"

O primeiro-ministro felicitou hoje "calorosamente" Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição logo à primeira volta para o cargo de Presidente da República, com votos de continuidade do seu mandato presidencial "em profícua cooperação institucional".

Costa felicita Marcelo e espera continuidade de "profícua cooperação"
Notícias ao Minuto

23:29 - 24/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

Esta mensagem dirigida ao atual chefe de Estado foi transmitida por António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

"Felicito calorosamente Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição, com votos das maiores felicidades na continuidade do mandato presidencial, em proximidade com os portugueses, em defesa da Constituição e do prestígio internacional de Portugal, em profícua cooperação institucional", escreveu António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa foi hoje reeleito Presidente da República logo à primeira volta com 60,77%, mais de 2,5 milhões de votos. Um resultado que, no que respeita a reeleições para a chefia do Estado português, apenas foi superado por Mário Soares em 1991.

.

Enquanto secretário-geral do PS, António Costa foi o principal promotor da posição de o seu partido não manifestar apoio oficial a nenhum dos candidatos a Belém, apesar de ter entrado na corrida a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes.

No entanto, tanto como secretário-geral do PS, como enquanto primeiro-ministro, elogiou sempre a forma como Marcelo Rebelo de Sousa exerceu o seu primeiro mandato presidencial, quer em termos de cooperação institucional com os outros órgãos de soberania, quer pela sua proximidade com o povo português.

Em abril de 2020, ainda a uma longa distância do ato eleitoral de hoje, durante uma visita que fez com o Presidente da República à Autoeuropa, em Palmela, António Costa antecipou que Marcelo Rebelo de Sousa iria ser reeleito. E adiantou que os dois iriam regressar como Presidente da República e primeiro-ministro este ano às instalações daquela fábrica, que é uma das maiores exportadoras do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório