Meteorologia

  • 03 MARçO 2021
Tempo
21º
MIN 10º MÁX 21º

Edição

"Só estou convencido quando vir os resultados finais"

Presidente recandidato prefere aguardar pelo resultado final para comentar as eleições, sendo que todas as projeções lhe dão a vitória à primeira volta.

"Só estou convencido quando vir os resultados finais"

"Daquilo que se viu até agora - é tudo muito provisório - , apesar de tudo, há que pensar no voto por correspondência para os emigrantes", comentou Marcelo Rebelo de Sousa, depois de terem sido avançadas as projeções que lhe dão a vitória à primeira volta. Sobre os resultados, o candidato disse ser cedo para dizer qual é o resultado final.

"Há uma margem muito grande, olhando para os vários distritos, uns já fechados (caso de Beja), outros longe de estarem fechados (Porto, Lisboa, Braga, Setúbal). Há uma margem muito grande em relação à votação no candidato teoricamente mais escolhido - vai de 50 e poucos por cento e os 60 e poucos por cento. E a margem aumenta brutalmente e a indefinição em relação aos outros candidatos", disse, sem querer tecer quaisquer outros comentários.

"Uma coisa é certa", voltou a dizer, "com este tempo e a pandemia, há que agradecer aos portugueses que votaram". 

Questionado sobre se sente frustrado por não ter alcançado os 70% que Mário Soares alcançou nos anos 90, Marcelo recordou as suas próprias palavras, ditas há cerca de três, quatro meses. "Mário Soares é irrepetível na democracia portuguesa. Teve o apoio dos dois maiores partidos. E era uma personalidade única na democracia portuguesa, na resistência á ditadura, na revolução (...)". 

Marcelo disse só estar convencido de que ganhou a eleição à primeira volta quando vir os resultados finais, apontando o fim da noite eleitoral um pouco mais tardio do que pensava. 

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório