Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Os portugueses revelaram uma enorme maturidade política"

Salvador Malheiro fez a primeira declaração da noite eleitoral em nome do PSD.

"Os portugueses revelaram uma enorme maturidade política"
Notícias ao Minuto

20:34 - 24/01/21 por Melissa Lopes

Política PSD

O vice-presidente do PSD Salvador Malheiro começou por enfatizar a enorme importância que têm os atos eleitorais de um regime democrático. "Ainda por cima eleições em que escolhemos o nosso Presidente da República, o nosso chefe de Estado, o maior magistrado da nossa nação", sublinhou. 

O autarca de Ovar considerou que os primeiros números da afluência às urnas, tendo em conta todas as adversidades deste sufrágio, "vêm contrapor" a previsão mais negativa. 

"As primeiras palavras do PSD são para congratular todos os nossos concidadãos pela forma como exerceram o seu direito e o seu dever neste dia e sobretudo para deixar uma palavra de enorme reconhecimento público a quem esteve no planeamento e organização deste ato eleitoral", disse, enaltecendo o trabalho dos autarcas, dos presidentes de Câmara, dos presidentes de junta, assim como todos os que fizeram parte das mesas eleitorais. 

Recusando-se comentar os resultados eleitorais (reservando essa questão para a declaração de Rui Rio), Salvador Malheiro preferiu elogiar a "maturidade política dos portugueses". "Penso que os portugueses revelaram uma enorme maturidade política e percebeu a importância deste ato eleitoral", destacou, referindo-se à taxa de abstenção que se prevê entre os 50% e os 60% e que terá ficado abaixo do que o previsto. 

As projeções da RTP, SIC e TVI apontam para uma vitória de Marcelo Rebelo de Sousa nas presidenciais de hoje, com a socialista Ana Gomes em segundo e André Ventura, do Chega, em terceiro.

Com estes resultados, em que Marcelo tem mais de 50%, o atual Presidente da República ganha as eleições à primeira volta, de acordo com estas três projeções.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP dá entre 57% e 62% dos votos a Marcelo Rebelo de Sousa, valor suficiente para que o recandidato ganhe à primeira volta, uma vez que só necessita de mais de 50%. Quanto ao segundo lugar, a sondagem para a RTP dá vantagem à socialista Ana Gomes, com 13% a 16%, ficando André Ventura, do Chega, em terceiro, com valores entre os 9% e os 12%.

Em quarto lugar, empatados, surgem os candidatos Marisa Matias (BE) e João Ferreira (PCP), com um resultado entre os 3,5% e os 5,5%. Tiago Mayan Gonçalves, candidato da Iniciativa Liberal, fica nesta projeção entre os 3% e 5% e Vitorino Silva consegue 2% a 4% dos votos.

projeção da SIC, divulgada às 20:00, aponta para vitória de Marcelo Rebelo de Sousa, com uma votação entre os 55,5 e os 60,5 %. Segundo a SIC, o segundo lugar não está ainda decidido, com Ana Gomes a obter uma votação entre os 13,1 e os 17,1%, e André Ventura, entre 10,1 e 14,1% dos votos.

Para João Ferreira, a SIC estima uma votação entre 3,3 e 6,3%, e para Marisa Matias entre os 2,4 e os 5,4%.Tiago Mayan Gonçalves deverá conseguir obter entre 2,3 e 5,3% dos votos e Vitorino Silva entre os 1,3 e 3,3%.

Os dados divulgados pela SIC foram apurados por uma sondagem à boca das urnas ISCTEICS/GFK Metris para o canal da Impresa.

A sondagem da TVI (Pitagórica) avança com a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa, que deverá ter entre 56,4% e os 60,4% dos votos, seguido de Ana Gomes, com 12,2% a 16,2% A projeção da TVI coloca André Ventura em terceiro lugar, com 9,9% a 13,9 dos votos. Tiago Mayan terá, segundo esta sondagem, entre 6,3% e 12,3%, Marisa Matias entre 2,2% e 6,2% e João Ferreira entre 2,1% e 6,1%.Vitorino Silva, na última posição, terá, segundo esta projeção, entre 0,9% e 4,9% da escolha dos portugueses.

As projeções da sondagem à boca das urnas da Intercampus para a CMTV apontam para uma reeleição à primeira volta, com resultados entre os 55,8% e 60,6%. Ana Gomes conquista a segunda posição com uma votação entre 12,7% e 16,3%, e em terceiro lugar André Ventura, com uma votação entre 10,1% e 13,7%.

Marisa Matias deve ficar, segundo as projeções, em quarto lugar, com resultados entre 3,1% e 5,5%, seguindo-se Tiago Mayan Gonçalves, com números entre 3% e 5,4%, que fica à frente de João Ferreira, que deve obter uma votação entre os 2,9% e os 5,3%. A encerrar a lista, Vitorino Silva deve ter uma votação entre 1,6% e 4%.

Para a décima eleição do Presidente da República, desde a instauração da democracia em 25 de Abril de 1974, estavam inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que no sufrágio anterior, em 2016.

Foram sete os candidatos ao Palácio de Belém: Além do atual Presidente e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa, apoiado pelo PSD e CDS-PP, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e antiga eurodeputada do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório