Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Candidatura de João Ferreira destaca possibilidade de "progresso"

A candidatura de João Ferreira sublinhou hoje a possibilidade de haver "um progresso relativamente" às últimas eleições presidenciais, considerando, no entanto, que é ainda é cedo para comentar resultados quando apenas são conhecidas projeções.

Candidatura de João Ferreira destaca possibilidade de "progresso"
Notícias ao Minuto

20:33 - 24/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

"Vamos esperar pelos resultados, há sondagens que nos dão mais de 6% e, portanto, estamos a falar de projeções ainda, não estamos a falar de resultados, mas, enfim, estamos perante a possibilidade de haver um progresso relativamente às últimas eleições presidenciais" no que toca ao resultado do candidato apoiado pelo PCP, disse o membro da Comissão Política comunista Jorge Pires.

Minutos depois de serem conhecidas as projeções dos resultados das televisões, Jorge Pires destacou a "campanha notável" do candidato comunista e recusou comentar se a possibilidade de João Ferreira ficar à frente da candidata apoiada pelo BE, Marisa Matias, poderá estar relacionada com a posição assumida por ambos os partidos na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 -- PCP absteve-se e o BE votou contra.

"Nós não entramos nessa competição com as outras candidaturas", respondeu.

João Ferreira e Marisa Matias surjem empatados na sondagem da Universidade Católica para a RTP, com um resultado entre os 3,5% e os 5,5%.

A projeção da SIC estima para João Ferreira uma votação entre 3,3 e 6,3%, e para Marisa Matias entre os 2,4 e os 5,4%.

Os dados divulgados pela SIC foram apurados por uma sondagem à boca das urnas ISCTE/ ICS/GFK Metris para o canal da Impresa.

A sondagem da TVI (Pitagórica) coloca o também eurodeputado comunista entre 2,1% e 6,1%, abaixo de Marisa Matias e de Tiago Mayan (IL).

Para a décima eleição do Presidente da República, desde a instauração da democracia em 25 de Abril de 1974, estavam inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que no sufrágio anterior, em 2016.

Foram sete os candidatos ao Palácio de Belém: Além do atual Presidente e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa, apoiado pelo PSD e CDS-PP, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e antiga eurodeputada do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório