Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Protesto pacífico com apelo à abstenção em freguesia de Barcelos

Mais de uma centena de pessoas concentram-se hoje junto à sede da Junta de Cambeses, em Barcelos, para apelar à abstenção nas eleições presidenciais, num protesto pacífico contra a falta de saneamento na freguesia.

Protesto pacífico com apelo à abstenção em freguesia de Barcelos
Notícias ao Minuto

11:45 - 24/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

"Acima de tudo, a ideia é mediatizar a questão da falta de saneamento em Cambeses, para ver se alguém finalmente se lembra de nós e faz a ligação ao saneamento. Doze anos à espera parece-nos demasiado tempo", disse à Lusa José Campos, um dos dinamizadores do protesto nesta freguesia do distrito de Braga.

Segundo José Campos, o protesto de hoje traduz-se num apelo ao "não voto".

"Gostávamos que ninguém viesse votar, mas não impedimos ninguém de o fazer. Quem quiser votar, vota, naturalmente. O que nós queremos é deixar aqui o nosso apelo, o nosso alerta para a falta de saneamento e para tudo o que isso acarreta, até em termos de saúde pública", acrescentou.

José Campos explicou que em 2008 foram instaladas, na freguesia, as redes de água e saneamento.

Os moradores, acrescentou, "foram obrigados" a fazer a ligação à rede de água.

No entanto, a rede de saneamento "nunca foi ligada", pelo que as águas residuais "são despejadas para a via pública e coletores de águas pluviais que vão parar ao rio".

"Cheira mal na freguesia e é um atentado à saúde pública", refere um documento distribuído pelos organizadores do protesto.

O presidente da Junta de Cambeses, Agostinho Silva, disse à Lusa que a autarquia "está fora do protesto", mas sublinhou que, "como cidadão", comunga inteiramente da reivindicação do saneamento.

"É um problema muito grave, espero que todos juntos possamos trabalhar para o ultrapassar", referiu.

Disse ainda que até cerca das 11:00 a adesão ao voto estava a ser "muito fraca".

O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, já disse que a questão do saneamento em Cambeses "está dependente" da construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) em Cristelo.

O autarca socialista manifestou-se esperançado de que a obra seja financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

"Se não for possível, temos de arranjar uma forma", acrescentou.

Quanto ao protesto de hoje, Costa Gomes disse compreender a vontade da população em dispor de uma rede de saneamento, mas frisou que "não vai ser o boicote que vai alterar a situação atual".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório