Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Líder do CDS já votou e lembrou que abstenção é "inimiga das democracias"

Francisco Rodrigues dos Santos apelou aos portugueses que exerçam o seu direito de voto em segurança, cumprindo as regras sanitárias.

Líder do CDS já votou e lembrou que abstenção é "inimiga das democracias"
Notícias ao Minuto

10:20 - 24/01/21 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Política Presidenciais

Francisco Rodrigues dos Santos exerceu o seu direito de voto, ao início da manhã deste domingo, na Escola Secundária do Lumiar, em Lisboa, e apelou aos portugueses que se desloquem às urnas, combatendo o vírus e abstenção.

Em declarações aos jornalistas, o presidente do CDS-PP defendeu que o sufrágio para escolher o 20.º Presidente da República "é um ato crucial na vida do nosso país e para o futuro coletivo, dada a situação de pandemia que atravessamos, a instabilidade governativa que o país vive, mas também a crise social e económica".

Este domingo, continuou, "é o dia em que escolhemos o Presidente de todos nós e espero que seja um dia feliz para os patriotas. É um dos símbolos do nosso país, pelo que naturalmente apelo a que combatam o vírus, cumprido regras sanitárias, mas que combatam também a abstenção, que é inimiga das democracias".

O líder partidário destacou que, na sua secção de voto, foram cumpridas as regras de segurança para evitar a propagação da pandemia de Covid-19, ressalvando ainda uma "maior afluência do que é habitual".

Mais de 10 milhões de eleitores são hoje chamados a escolher entre os sete candidatos a Presidente da República. No total, estavam inscritos nos cadernos eleitorais 10.865.010 eleitores à data de referência de 31 de dezembro.

Desses, mas mais de 133 mil já votaram antecipadamente no passado domingo e quase 13 mil inscreveram-se para um regime extraordinário de recolha de votos que decorreu esta semana, além dos 1,5 milhões recenseados no estrangeiro que começaram a votar no sábado.

Leia Também: Presidenciais. Grupo de habitantes fecha três mesas de voto em Águeda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório