Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sondagem ISCTE/ICS: Marcelo vence à primeira, Ana Gomes em segundo

Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente recandidato, vence as presidenciais de domingo à primeira volta com 58% e a socialista Ana Gomes surge na segunda posição, com 14,5%, segundo uma sondagem ISCTE/ICS para Expresso e SIC.

Sondagem ISCTE/ICS: Marcelo vence à primeira, Ana Gomes em segundo
Notícias ao Minuto

10:35 - 22/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

A distância entre os dois primeiros concorrentes é grande, 43,5 pontos percentuais, e ex-diplomata tem uma diferença de dois pontos (dentro da margem de erro da sondagem) relativamente ao candidato do Chega, André Ventura, com 12,5%.

Em termos de perdas e ganhos relativamente à sondagem anterior, Marcelo, apoiado pelo PSD e CDS, desce oito pontos, Ana Gomes sobe 1,5 e André Ventura tem mais 3,5 pontos.

À esquerda, Marisa Matias, apoiada pelo BE, e João Ferreira, apoiado pelo PCP e Verdes, surgem empatados com 6% nas intenções de voto. Relativamente à sondagem anterior, Marisa perde um ponto percentual, o mesmo que ganha Ferreira.

Nos últimos lugares estão Tiago Mayan Gonlçalves, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), com 2%, e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, com metade, 1%, nas intenções de voto.

A sondagem do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) foi realizada pela GfK Metris entre 12 e 18 de janeiro.

Segundo a ficha técnica, foram efetuadas 1.210 entrevistas telefónicas a cidadãos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, recenseados eleitoralmente, residentes em Portugal. A margem de erro máxima é de 3%, com um nível de confiança de 95%.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para domingo e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A campanha eleitoral termina hoje. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Desde 1976, foram Presidentes António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006) e Cavaco Silva (2006-2016). O atual chefe de Estado, eleito em 2016, é Marcelo Rebelo de Sousa, que se recandidata ao cargo.

Leia Também: Três sondagens, um 'resultado'. Marcelo vence e Ana Gomes fica em segundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório