Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ana Gomes frisa que PS "nunca faltou a nenhum combate pela democracia"

A candidata presidencial Ana Gomes frisou na quinta-feira à noite que o PS "nunca faltou a nenhum combate pela democracia" e considerou que as eleições do próximo domingo são uma dessas lutas.

Ana Gomes frisa que PS "nunca faltou a nenhum combate pela democracia"
Notícias ao Minuto

06:12 - 22/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

No único comício da campanha, que decorreu sobretudo através das plataformas digitais, Ana Gomes disse estar nestas eleições "como socialista, a pensar socialista, a agir como socialista", citando figuras destacadas do partido como Mário Soares, Salgado Zenha, Manuel Alegre, Jorge Sampaio ou António Guterres.

"Hoje este é um combate pela democracia, num momento em que a democracia está sob ataque, estou aqui pelas razões por que foi fundado o PS. Esse PS que nunca faltou a nenhum combate pela democracia e este é um combate pela democracia", assegurou.

A militante do PS - partido que não deu indicação de voto nas presidenciais de domingo - fez a última de dez intervenções, num comício em que o candidato presidencial e líder do Chega foi sempre um dos principais visados, mesmo sem ser referido o nome André Ventura.

"Este é o momento de nos unirmos, de irmos ao combate, um combate sem violência, com a força do voto, com convicções", disse Ana Gomes, no dia em que a comitiva de Ventura foi apedrejada em Setúbal.

A antiga eurodeputada considerou não existir "falta de comparência do socialismo democrático" e garantiu sentir-se "bem acompanhada por muitos socialistas" e também não socialista, tendo o apoio oficial do PAN e do Livre.

"Estou aqui a pedir que todos aqueles que acreditam na democracia, na diversidade e no pluralismo, que nos unamos, que no dia 24, apesar de todas as dificuldades, não deixemos de ir votar. Podemos fazer a diferença", apelou.

No mesmo comício, o ex-ministro do Trabalho Paulo Pedroso foi o mais critico em relação ao atual Presidente da República e recandidato ao cargo, considerando que Marcelo Rebelo de Sousa tenta "embalar" os portugueses com os seus "enleios", enquanto apoia as "causas mais conservadoras da sociedade", tendo sido contra a legalização do aborto ou a regionalização.

"Marcelo, o príncipe de muitas faces, tem sempre uma que quem não quiser ver pode escolher e que tem, com todas elas, a arte de não se comprometer com nenhuma das que tem", criticou.

Presencialmente no Coliseu do Porto esteve o deputado e líder da concelhia do PS desta cidade, Tiago Barbosa Ribeiro, que considerou "um dever votar para derrotar a extrema-direita".

"E a Ana é a candidata melhor posicionada para ir à segunda volta", frisou.

Já a mandatária nacional Isabel Soares - e filha do antigo Presidente da República Mário Soares - e a deputada do PAN Bebiana Cunha defenderam que é preciso ter uma mulher na Presidência da República, e "essa mulher é Ana Gomes".

O único comício da campanha decorreu, durante quase duas horas, a partir do Coliseu do Porto, onde estiveram presencialmente, além da candidata, o atual presidente do Conselho Económico e Social Francisco Assis, o deputado do PS Tiago Barbosa Ribeiro, que falaram a partir de um púlpito e perante uma sala apenas com alguns jornalistas.

Leia Também: Sondagem dá vitória a Marcelo à 1.ª volta. Ana Gomes em segundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório