Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Costa "satisfeito" com aprovação de Governo italiano no Senado

O primeiro-ministro, António Costa, referiu hoje estar "muito satisfeito" pelo governo italiano de Giuseppe Conte ter sido aprovado com uma maioria simples no Senado de Itália, defendendo ser "fundamental" que haja "estabilidade" na União Europeia (UE).

Costa "satisfeito" com aprovação de Governo italiano no Senado
Notícias ao Minuto

13:37 - 20/01/21 por Lusa

Política UE/Presidência

"Fico muito satisfeito que tenha sido aprovado o voto porque é fundamental que, neste momento, haja estabilidade na condução das políticas no conjunto dos Estados-membros da UE e possamos levar até ao fim estas decisões que tomámos no semestre passado, que foram muito exigentes", sublinhou o chefe do executivo.

António Costa falava aos jornalistas após um debate no Parlamento Europeu onde apresentou as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da UE.

Interrogado sobre como reagia à votação que teve lugar na terça-feira no Senado italiano, o chefe do executivo português sublinhou que a "estabilidade é essencial" no conjunto dos Estados-membros da UE.

"O plano de vacinação é muito exigente, a prevenção da pandemia é muito exigente, o arranque dos programas de recuperação económica são fundamentais e, portanto, estabilidade é absolutamente essencial para o sucesso desta recuperação europeia em todos os 27 Estados-membros e, portanto, não só seguramente em Itália", sublinhou António Costa.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também reforçou a declaração de António Costa, frisando que a UE se "encontra no meio de uma crise incrivelmente severa" e trata-se de uma altura em que é "necessária estabilidade".

"É uma altura em que todos têm de juntar forças e trabalhar o mais afincadamente possível para ultrapassarmos esta pandemia: a crise de saúde, mas também a crise económica", salientou a presidente da Comissão.

O Governo liderado pelo primeiro-ministro Giuseppe Conte recebeu na terça-feira o apoio de maioria simples no Senado italiano, depois de ter garantido a confiança da Câmara dos Deputados, por maioria absoluta, na segunda-feira.

No total, 156 senadores dos 161 necessários para obter a maioria absoluta apoiaram o executivo de Conte, enquanto 140 votaram contra, noticia a agência EFE.

O chefe de executivo conta agora com uma maioria fraca, mas suficiente no Senado, caso decida continuar a liderar o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório