Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Momentos mais dramáticos" são também de "esperança", assegura Costa

António Costa destacou, esta quarta-feira, em Bruxelas, aquele que é "um dos momentos mais dramáticos da crise pandémica". Mas este é também um momento de esperança, acredita o governante português.

"Momentos mais dramáticos" são também de "esperança", assegura Costa
Notícias ao Minuto

12:51 - 20/01/21 por Filipa Matias Pereira

Política Covid-19

O primeiro-ministro português defendeu, esta quarta-feira, em Bruxelas, que "vivemos um dos momentos mais dramáticos da crise pandémica em todos os países, designadamente no meu". Mas este é "também um momento de esperança com o arranque do processo de vacinação".

O "acordo estabelecido para o novo quadro financeiro plurianual e para o Next Generation EU são também uma porta de esperança". Este é, pois, como vincou Costa, "tempo de agir, de ter uma recuperação justa, verde e digital. É tempo de concretizar aquilo que foram as decisões tomadas nos últimos meses".

Neste sentido, Portugal definiu "três prioridades claras" para a presidência do Conselho da União Europeia, designadamente "a recuperação económica e social da Europa, o desenvolvimento do pilar social da União Europeia e o reforço da autonomia de uma Europa aberta ao mundo".

O primeiro domínio está dependente da "vacinação" e, por isso, António Costa deixou uma apelos aos Estados-membros para que rapidamente aprovem os planos nacionais.

Já o reforço do pilar social "significa dar força política ao plano de ação que a Comissão Europeia vai apresentar para concretizar os 20 grandes princípios que aprovámos", destacou Costa após o debate no Parlamento Europeu, onde esteve na condição de presidente em exercício do Conselho da União Europeia

Portugal irá ainda priorizar "uma Europa mais autónoma e aberta ao mundo" e, neste sentido, o dia em "Joe Biden toma posse é também o dia em que devemos ter esperança no reforço do quadro das relações transatlânticas com os EUA".

É, acrescentou ainda, "o dia em que deixei um apelo ao Parlamento Europeu para que rapidamente aprove o acordo assinado na véspera de Natal como o Reino Unido, que passou a ser um vizinho e que será certamente um aliado".

Recorde-se que, a terminar a agenda da deslocação de hoje de António Costa a Bruxelas, está prevista uma nova reunião com Charles Michel, na sede do Conselho, às 17h00 locais (16h em Lisboa).

Leia Também: Von der Leyen agradece a Costa "liderança" no pilar dos direitos sociais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório