Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Verdes europeus pedem clarificação da nomeação de procurador português

Os Verdes no Parlamento Europeu exigiram uma clarificação da nomeação do procurador português para a Procuradoria Europeia, cujos contornos "suscitam dúvidas" quanto a dois outros casos em que o Conselho Europeu não seguiu a recomendação do painel independente.

Verdes europeus pedem clarificação da nomeação de procurador português
Notícias ao Minuto

10:33 - 20/01/21 por Lusa

Política José Guerra

Numa carta datada de terça-feira e divulgada hoje pelo jornal europeu Politico, o grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia junta-se assim, no pedido de clarificações, ao Partido Popular Europeu (PPE) e ao Renovar a Europa (antiga Aliança dos Liberais), no dia em que o Parlamento Europeu debate acusações de falta de transparência no processo de nomeações.

"Foi com grande preocupação que acompanhámos notícias recentes sobre a nomeação de José Guerra. [...] Neste caso específico, o Conselho optou por desviar-se da ordem de nomeações do painel de seleção independente com base em informação do Governo português que veio a revelar-se falsa", escrevem cinco eurodeputados dos Verdes membros da comissão de controlo orçamental do PE.

"Esta nomeação precisa de ser clarificada e as necessárias consequências devem ser tomadas imediatamente", prosseguem, apontando que o caso "suscita dúvidas" em relação a duas outras nomeações, dos procuradores belga e búlgaro.

Na missiva, enviada aos responsáveis pelos Assuntos Europeus do atual trio de presidências -- Alemanha, Portugal e Eslovénia -, os eurodeputados consideram que "uma situação em que a nomeação de três procuradores foi influenciada pelos Estados-membros", desviando-se da recomendação do painel, "mina seriamente a credibilidade da independência" da Procuradoria Europeia.

Sublinhando que não põem em causa as competências de nenhum dos procuradores selecionados, os Verdes insistem que a nomeação deve ser "clara e transparente".

"Além de clarificar a nomeação de [José] Guerra, exortamos-vos a divulgar as razões detalhadas para a nomeação pelo Conselho em cada um dos três casos", afirmam, frisando que embora o Conselho tenha anteriormente recusado revelar as razões para estas escolhas, "à luz dos mencionados desenvolvimentos, essa recusa já não pode ser aceite".

A nomeação de José Guerra tem estado no centro de uma polémica desde a divulgação de uma carta endereçada à Comissão Europeia, em novembro de 2019, na qual o Governo apresentou dados errados sobre o magistrado, escolhido para a Procuradoria Europeia, após seleção do Conselho Superior do Ministério Público, mas depois de um comité europeu de peritos ter considerado Ana Carla Almeida a melhor candidata para o cargo.

Os erros no currículo deram origem à saída do diretor-geral da Política da Justiça, Miguel Romão, que após ter apresentado a demissão afirmou que a informação com lapsos sobre José Guerra foi "preparada na sequência de instruções recebidas" e o seu teor era do conhecimento do gabinete da ministra da Justiça, Francisca van Dunem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório