Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Ventura e Marisa são os mais criticados. Ana Gomes é a mais “influencer"

As conclusões são de um estudo realizado pela CARMA e que revela ainda que Mayan e Tino de Rans são a “surpresa” destas eleições.

Ventura e Marisa são os mais criticados. Ana Gomes é a mais “influencer"
Notícias ao Minuto

20:14 - 19/01/21 por Notícias ao Minuto

Política Presidenciais

Um estudo realizado pela CARMA revela que os candidatos André Ventura e Marisa Matias são os com menor favorabilidade mediática, ou seja, os mais criticados pelos analistas políticos na imprensa nacional. Já Marcelo Rebelo de Sousa obteve a nota mais alta no ranking de visibilidade mediática.

De acordo com a mesma análise, feita pela empresa especialista em Media Intelligence, e divulgada esta terça-feira em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, são a “surpresa” destas eleições.

Para chegar as estas conclusões, a CARMA analisou todos os conteúdos de opinião publicados ou transmitidos entre os dias 1 e 17 de janeiro de 2021 e elaborou um ranking de favorabilidade, onde foram analisados 126 artigos de opinião e análise aos debates presidenciais publicados em imprensa, online, televisão e rádio.

O ranking da favorabilidade combina a quantidade de artigos publicados sobre os candidatos, avaliando os respetivos títulos; dimensão; fotos anexadas; mensagens positivas e negativas; e o tom geral do artigo.

Já numa avaliação de ‘Engagement e Favorabilidade digital’, feita aos candidatos presidenciais, na rede social Twitter, onde todos – à exceção de Marcelo Rebelo de Sousa, que não tem presença nas redes sociais – foram bastante comunicativos, a CARMA concluiu que Ana Gomes é a mais “influencer”.

Este ranking é liderado pela socialista, à frente não só em número de seguidores (109k), mas também porque as suas publicações foram as que registaram a soma mais elevada de engagement e cujas publicações tiveram o maior alcance.

Já no índice de ‘Reach & Engagement’, o candidato que originou maior volume de publicações no Twitter foi André Ventura. O líder do Chega é também o candidato mais mencionado em tweets e retweets dos opinion-makers e cujo respetivo engagement foi maior.

Já na escala da Favorabilidade, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva são os candidatos em que a abordagem por parte dos analistas políticos é mais favorável, com os índices médios de favorabilidade mais positivos. Do lado oposto estão André Ventura e João Ferreira, onde a resposta mediática na plataforma social foi a mais negativa.

Leia Também: Portugueses em França podem votar após recolher obrigatório

Recomendados para si

;
Campo obrigatório