Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: PSD/Açores quer "apoio urgente" às associações de bombeiros

O PSD/Açores entregou hoje no parlamento uma iniciativa que pede um "apoio urgente" às associações de bombeiros voluntários para que as corporações possam fazer face às "grandes dificuldades de tesouraria" resultantes da pandemia de covid-19.

Covid-19: PSD/Açores quer "apoio urgente" às associações de bombeiros
Notícias ao Minuto

16:09 - 18/01/21 por Lusa

Política Covid-19

Segundo a iniciativa dos sociais-democratas, é proposta ao Governo Regional - de coligação PSD/CDS-PP/PPM - a "adoção de medidas de apoio urgentes às associações humanitárias de bombeiros voluntários da região, para fazer face às contingências resultantes da pandemia da Covid-19".

"Este apoio poderá ser aferido com base na despesa com remunerações ou a título de compensação em função da redução da faturação, devendo a opção por uma destas modalidades de apoio ser negociada com cada instituição, em função da sua realidade específica", refere o projeto de resolução apresentado pelo PSD/Açores.

As corporações de bombeiros da região, diz o partido, "nunca receberam do governo anterior o apoio de emergência específico, aprovado no parlamento em maio de 2020, para compensar a perda de rendimentos e as despesas acrescidas em contexto de pandemia que foi recomendado de forma unânime pelo parlamento".

Segundo o parlamentar Carlos Ferreira, citado em nota de imprensa, "se em maio de 2020 as dificuldades das associações eram já motivo de grande preocupação, o prolongamento temporal desta pandemia torna ainda mais urgente e relevante o apoio da região às corporações e aos bombeiros dos Açores".

O PSD/Açores alerta que "as associações humanitárias de bombeiros voluntários debatem-se com grandes dificuldades de tesouraria e de sustentabilidade financeira", devido à "diminuição das receitas", em virtude da pandemia.

Segundo assinala o deputado social-democrata, assistiu-se à "redução dos serviços prestados nos aeroportos e aeródromos regionais com a redução dos voos comerciais, uma importante fonte de rendimento das associações de bombeiros" e houve ainda uma "quebra de rendimentos resultante da diminuição dos serviços de transporte não urgente de doentes, outra das fontes de receita destas instituições".

Há ainda "a eliminação quase a 100% da prestação de serviços variados, como o apoio à segurança de eventos culturais e desportivos, que foram suspensos ao abrigo das medidas de prevenção do contágio", acrescenta.

Neste sentid,o o parlamentar do PSD/Açores refere que, face a todos os constrangimentos que enfrentam, as corporações de bombeiros dos Açores "carecem de medidas de apoio financeiro extraordinário" destinado a comparticipar "o pagamento de salários, para assegurar a manutenção dos postos de trabalho dos bombeiros voluntários assalariados e outros trabalhadores das associações".

Os Açores contam atualmente com 916 casos ativos de covid-19, sendo 882 em São Miguel, 25 na Terceira, três no Faial, um no Pico e cinco nas Flores.

Foram detetados até hoje na região 3.124 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 23 mortes e 2.087 recuperações.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório