Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

As frases que marcaram as últimas 24 horas da campanha eleitoral

Recorde as declarações que se destacaram, entre ontem e hoje, na corrida à Presidência da República.

As frases que marcaram as últimas 24 horas da campanha eleitoral
Notícias ao Minuto

17:47 - 16/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

No único sábado de campanha oficial, Portugal cumpre o segundo dia de confinamento geral e os candidatos presidenciais continuam na estrada, à exceção de Vitorino Silva, que volta a estar em teletrabalho, fazendo campanha online.

Reveja aqui as principais frases que marcaram a campanha eleitoral nas últimas 24 horas: 

Dia 15 de janeiro

"Às vezes os políticos querem que o interior pare no tempo. E querem que o interior pare no tempo porquê? Porque não querem um país nivelado, um país que possa ver o mar, todos os portugueses, ao mesmo. Há muita gente em Trás-os-Montes que nunca viu o mar porque o litoral tapa as vistas."

Vitorino Silva, candidato presidencial

"Queria agradecer a todos, e são 200 mil, que se inscreveram para votar antecipadamente. E queria agradecer-lhes porque é um sinal para todos os que vão certamente votar no dia 24. Já basta termos um milhão a mais de recenseados no estrangeiro, que infelizmente a grande maioria deles não vai votar, o que aumenta logo a abstenção em 10%."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e recandidato ao cargo

"Não nos podemos ficar pelos chavões que são repetidos cada vez que o país é confrontado com as consequências dos desequilíbrios territoriais. Importa prevenir a tragédia e não somente aparecer depois da tragédia, voltando com conhecidos e estafados chavões."

João Ferreira, candidato apoiado pelo PCP

"[A demissão do Governo holandês] É mais um sinal de que ser liberal é assumir as responsabilidades e aí, nesse cenário, o que estamos a ver é um Governo, em que não são os intervenientes diretos no escândalo que surge a assumir a responsabilidade política pelo sucedido. E assumir responsabilidade significa ser consequente e pedir a demissão."

Tiago Mayan Gonçalves, candidato presidencial apoiado pela Iniciativa Liberal

"O 'lay-off está agora identificado como a 100%, mas o 'lay-off' é empurrar com a barriga os problemas e continuamos a não ouvir como vão chegar apoios diretos, imediatos e sem burocracias às empresas. A fatura continua a ser paga pelos mesmos de sempre e a resposta aos pequenos empresários e aos cidadãos que estão confinados não está a ser dada. Ouvimos basicamente desenvolvimentos das mesmas medidas que temos já desde março e que são medidas que não estão a chegar aos empresários nem aos cidadãos."

Tiago Mayan Gonçalves

"Eu vi hoje uma campanha em Portugal sobre os lábios e sobre o bâton vermelho. Queria deixar isto muito claro: a campanha que eu gostava de ver de bâton vermelho era contra a corrupção, as esquadras de polícia abandonadas e o clientelismo em Portugal. Esse era o bâton vermelho que gostava de ver."

André Ventura, candidato presidencial do Chega

"Os cidadãos de países democráticos devem eleger líderes que tomem decisões com base em recomendações científicas e penalizar aqueles que negam a ciência e constroem os populismos, promovendo as falsas notícias. Nestas eleições, os eleitores devem lembrar-se disso, penalizando o candidato admirador confesso do expoente máximo dessa corrente de populismo e negação da ciência agora de saída da Casa Branca [Donald Trump]."

Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, numa referência implícita a André Ventura durante uma conversa online que a candidata presidencial Ana Gomes promove diariamente nas redes sociais

"É fundamental podermos contar com uma candidatura presidencial única, que assume compromissos de sustentabilidade que mais nenhuma assume e, comparando com o mandato vigente, toca em assuntos em que o atual Presidente da República está completamente desfasado do seu tempo."

André Silva, porta-voz do PAN, durante uma conversa online que a candidata presidencial Ana Gomes promove diariamente nas redes sociais

"Não podem ser os interesse de uma multinacional, que ficou com os aeroportos nacionais aquando da privatização da ANA, a determinar as opções de investimento neste país. Não pode ser desresponsabilizada da construção de um novo aeroporto, propondo-se, em vez disso, a construção do tal apeadeiro, o terminal aeroportuário no Montijo. Esta não é a opção de futuro que o país precisa, seja pelo horizonte de saturação desta solução, seja pela forte penalização que implica para as populações."

João Ferreira

"Quando os hospitais esgotam a sua capacidade, reduzem ainda mais a resposta não covid e adiam ainda mais as consultas e as cirurgias prioritárias. A Constituição prevê a requisição de privados, a lei de bases de saúde prevê a requisição, o Estado de emergência prevê a requisição. A única coisa que falta é coragem, a coragem de proteger o SNS que nos protege a todos e a todas."

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo BE

"O que em termos pessoais tentei fazer durante esta campanha, e sempre, é demonstrar olhar nos olhos, não é proibindo ou ilegalizando, é estar frente a frente com essas propostas e demonstrar o vazio de proposta de valor que ali há, as totais incongruências entre o que se proclama e o efeito das propostas que se fazem."

Tiago Mayan Gonçalves

"Não vos posso prometer vitórias, mas posso-vos prometer a luta até ao fim, até ao último segundo desta campanha, contra tudo e contra todos, contra os dois candidatos socialistas desta eleição, Ana Gomes e Marcelo Rebelo de Sousa."

André Ventura

Dia 16 de janeiro

"Não há nada pior do que não haver alternativa, ser um sistema manco. A falta de uma oposição menos forte torna o Governo menos exigente, facilita no mau sentido do termo a gestão governativa."

Marcelo Rebelo de Sousa à Renascença/Público

"Estou convencido que tenho melhores condições para ser o próximo Presidente da República, pela experiência de mandato, por estar a gerir a pandemia, mal ou bem, e estarmos a meio dela. A substituição a meio é sempre um imponderável, uma aventura."

Idem, ibidem

"Eu vim aqui ao aeroporto de Faro, que está atrás de mim, porque a TAP não vem e já não vinha antes da pandemia. Em 2019, a TAP representou 4% das ligações aéreas neste aeroporto e estamos a falar, objetivamente, só de uma ligação, Lisboa -- Faro. A TAP abandonou o país há já muito tempo e este aeroporto é o exemplo máximo disto mesmo."

Tiago Mayan Gonçalves

"Aquele que exerceu as funções de Presidente da República utilizou os seus poderes não para defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição, como jurou fazer, mas pelo contrário, usou esses poderes para, ao arrepio da Constituição, deixar os jovens numa vulnerabilidade especial, por exemplo, quando se trata de aceder ao primeiro emprego ou de aceder à habitação, condições essenciais de autonomização dos jovens."

João Ferreira

"Nós o que vimos até agora foi uma vontade enorme das pessoas de exercerem o seu direito de voto com a quantidade de pessoas que resolveu inscrever-se para votar no voto antecipado, que demonstraram ter essa vontade. O que nós estamos a ver são pessoas motivadas e que querem exercer o seu direito de voto."

Marisa Matias

"Não vou falar de quem nos organizou o desvio de recursos do Estado, quero falar de fortalecer o Estado onde este precisa de ser forte. Eu acho muito elucidativo que José Sócrates venha defender o professor Marcelo Rebelo de Sousa e atacar-me a mim."

Ana Gomes, sobre um artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira na Revista brasileira "Carta Capital" a criticar a candidata

"Isto tem de ser dito e os portugueses têm de saber isto: foi o professor Marcelo Rebelo de Sousa que, ao impor no próprio decreto presidencial que o Estado devesse procurar antes acordos com os privados em vez de imediatamente avançar para a requisição civil a custo justo, também determinou que, até hoje, a capacidade instalada não esteja a ser totalmente aproveitada e os recursos humanos também não estejam a ser totalmente mobilizados."

Ana Gomes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório