Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Ministro do Mar elogia Ana Gomes e pede a eleitores que penalizem Ventura

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, elogiou hoje as qualidades pessoais e políticas de Ana Gomes e pediu aos eleitores para penalizarem os candidatos presidenciais que negam a ciência, numa referência indireta a André Ventura.

Ministro do Mar elogia Ana Gomes e pede a eleitores que penalizem Ventura
Notícias ao Minuto

19:59 - 15/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

Ricardo Serrão Santos foi hoje um dos convidados da conversa online que a candidata presidencial Ana Gomes promove diariamente nas redes sociais, hoje com o tema "Portugal, país sustentável e verde".

"Os cidadãos de países democráticos devem eleger líderes que tomem decisões com base em recomendações científicas e penalizar aqueles que negam a ciência e constroem os populismos, promovendo as falsas notícias", defendeu o governante.

Ricardo Serrão foi ainda mais concreto: "Nestas eleições, os eleitores devem lembrar-se disso, penalizando o candidato admirador confesso do expoente máximo dessa corrente de populismo e negação da ciência agora de saída da Casa Branca [Donald Trump]", disse, numa referência implícita a André Ventura.

Sobre Ana Gomes, recordou o seu papel como diplomata no processo de independência de Timor-Leste.

"A Ana é uma diplomata particularmente lutadora, persistente e iluminada, todos lhe devemos por termos saído nacionalmente orgulhosos pelo trabalho que naqueles anos realizou sem medo e com sentido de justiça", realçou.

O antigo eurodeputado - foi colega de Ana Gomes em Bruxelas - apontou ainda à candidata qualidades como "construir pontes" e o seu empenho nas questões ambientais.

"Foi com muito gosto e sem surpresa que constatei que os compromissos da Ana Gomes espelham bem estes desafios e preocupações e que temos uma visão partilhada sobre o modelo da economia azul. Força, Ana!", desejou o primeiro ministro do atual Governo a entrar na campanha de Ana Gomes no período oficial, ainda que em formato online.

A candidata agradeceu ao também investigador, com quem disse ter aprendido muito quando ambos eram eurodeputados, salientando que "gostaria de ter visto atual Presidente da República ter dado mais atenção" a estes temas.

"Não podemos continuar a ter na Presidência da República quem não se interessa pelos desafios ambientais", defendeu, prometendo que, se chegar a Belém, será "não apenas vigilante, mas persistente e insistente" neste capítulo.

Também o porta-voz do PAN (partido que apoia Ana Gomes, a par do Livre), André Silva, participou neste debate online, e defendeu que o futuro tem de ser "no sentido da frugalidade, da suficiência económica".

"É fundamental podermos contar com uma candidatura presidencial única, que assume compromissos de sustentabilidade que mais nenhuma assume e, comparando com o mandato vigente, toca em assuntos em que o atual Presidente da República está completamente desfasado do seu tempo", considerou o deputado.

Devido à pandemia de covid-19, Ana Gomes substituiu os tradicionais comícios ou sessões de esclarecimento com eleitores por conversas online, transmitidas diariamente em direto nas redes sociais da candidata pelas 18:00, com figuras políticas e especialistas nas áreas dos vários compromissos, uma iniciativa intitulada "Portugal é consigo, Portugal é connosco".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório