Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PCP questiona Governo sobre encerramento de centros de explicações

O PCP questionou hoje o Governo sobre que alternativas estão a ser preparadas para crianças e famílias com o encerramento das atividades de ocupação dos tempos livres e centros de explicações durante o confinamento para conter a pandemia.

PCP questiona Governo sobre encerramento de centros de explicações
Notícias ao Minuto

19:39 - 15/01/21 por Lusa

Política Covid-19

Numa pergunta enviada aos ministérios do Trabalho e Segurança Social e da Educação, através do parlamento, o grupo parlamentar comunista pergunta "como vai o Governo garantir as respostas necessárias às crianças e às famílias durante o período de confinamento".

A bancada do PCP pergunta igualmente que "equipamentos de apoio à família e de actividades educativas e formativas, independentemente de se localizarem ou não em estabelecimentos escolares, podem continuar a funcionar".

A situação "coloca dificuldades a milhares de crianças e suas famílias", pois parte delas "não têm sequer vaga" em instituições públicas e "muitos pais e encarregados de educação têm de continuar a trabalhar presencialmente", justificam as deputadas Ana Mesquita e Diana Ferreira.

Já hoje, a CGTP tinha interpelado o Governo sobre o encerramento de atividades de ocupação dos tempos livres (ATLs) e centros de explicações, que levou muitos trabalhadores a gastarem férias para cuidar dos filhos menores de 12 anos.

As medidas de confinamento geral para a contenção da pandemia da covid-19 que hoje entraram em vigor estão projetadas para vigorar um mês, mas o Governo vai reavaliá-las dentro de 15 dias.

Desta vez as escolas vão manter-se abertas, mas os ATL e centros de explicações encerram.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.994.833 mortos resultantes de mais de 93 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.543 pessoas dos 528.469 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório