Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PAN/Açores pede apoios para profissionais de informação turística

O PAN/Açores entregou hoje no parlamento açoriano uma proposta de regulamentação da atividade dos profissionais de informação turística na região e pede apoios extraordinários para estes trabalhadores, face à crise provocada pela pandemia de covid-19.

PAN/Açores pede apoios para profissionais de informação turística
Notícias ao Minuto

21:27 - 14/01/21 por Lusa

Política Açores

"É fundamental regulamentar, através da uniformização e certificação, a carreira dos profissionais de informação turística, considerando que estes são, não raras vezes, o 'cartão de visita' da nossa região, contribuindo para a dignificação do setor e do destino Açores", afirma o deputado do partido, Pedro Neves, citado em nota de imprensa.

A representação parlamentar do PAN defende, também, "a atribuição de apoios e incentivos extraordinários para estes trabalhadores independentes, "de forma não reembolsável, que permitam mitigar os efeitos produzidos pela inatividade laboral, em resultado da atual conjuntura epidemiológica".

Pretende-se, assim "compensar esta impossibilidade em exercer a profissão, sem hipotecar o futuro profissional e económico destes profissionais, com todas as incertezas inerentes ao setor", considera o Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza.

O partido sublinha que "o turismo e os profissionais afetos a este setor contribuíram, nos últimos anos, direta e indiretamente para o desenvolvimento da região, principalmente a nível económico, mas também gerando positivas alterações noutros setores".

Mas as restrições impostas pelo esforço de contenção da pandemia de covid-19 geraram uma "quebra e estagnação do fluxo turístico nos Açores", com uma "variação negativa de 62,5%" de passageiros desembarcados em 2020 e "perdas na ordem dos 95% em unidades hoteleiras", de acordo com as estimativas do Turismo de Portugal e do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), refere a nota.

Os Açores contam, agora, com 846 casos positivos ativos, sendo 806 em São Miguel, 32 na Terceira, três no Faial e cinco nas Flores.

Foram detetados até hoje na região 2.908 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 23 óbitos e 1.942 recuperações.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: PS/Açores pede que Governo Regional reforce apoios às empresas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório