Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PSD/Açores critica "falta de resposta" sobre apoio da Segurança Social

O líder parlamentar do PSD/Açores, Pedro Nascimento Cabral, criticou hoje o Governo da República pela "falta de resposta" sobre o apoio para os pais cujos filhos estão em casa face ao encerramento das escolas devido à pandemia.

PSD/Açores critica "falta de resposta" sobre apoio da Segurança Social
Notícias ao Minuto

21:13 - 14/01/21 por Lusa

Política Pedro Nascimento Cabral

Em comunicado de imprensa, o deputado social-democrata destaca a importância daquele apoio, considerando ser uma "medida justa face ao impacto negativo nos rendimentos das famílias resultante do encerramento das escolas" na ilha de São Miguel, determinado pelo executivo açorianopara combater a covid-19.

"O pagamento integral das perdas de rendimentos dos pais que ficaram em casa para cuidar dos filhos é fundamental, face à falta de resposta do Governo da República em matéria de apoio da Segurança Social", afirma Nascimento Cabral, citado na nota.

O PSD/Açores realçou a "determinação do Governo Regional em substituir-se à República no apoio às famílias açorianas", criticando a falta de resposta do executivo nacional, liderado pelo socialista António Costa.

"O vice-presidente do Governo Regional solicitou ao Governo da República a reativação dos apoios da Segurança Social aos pais que ficam em causa a cuidar dos filhos devido ao encerramento das escolas, tal como sucedeu na primeira fase da pandemia. Passou quase um mês e não há resposta do Governo da República", assinalou.

O líder parlamentar do PSD/Açores enalteceu a forma "diligente e célere" como o Governo Regional preparou um conjunto de medidas, como a criação de um "mecanismo de apoio imediato à liquidez nas empresas, que terá uma verba de 10 milhões de euros".

Hoje, o PS dos Açores defendeu o reforço das medidas de apoio do Governo Regional às empresas afetadas pela pandemia de covid-19, considerando que "há falhas" na resposta dada aos empresários do arquipélago.

Segundo a deputada socialista Sandra Dias Faria, o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM "está apenas a replicar" algumas das medidas tomadas pelo anterior Governo dos Açores, socialista.

Na quarta-feira, além da medida de apoio aos pais, o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, anunciou medidas de apoio à economia no âmbito da covid-19.

Bolieiro avançou que os empresários e empresas que tenham perdido rendimentos e tenham acedido às medidas de antecipação de liquidez e do complemento regional ao 'lay-off' simplificado vão ter direito a um valor equivalente a 75% do que receberam em 2020.

O executivo açoriano destacou ainda queserão abertas novas fases das candidaturas aos programas "Inovar" e "Reactemprego".

Os Açores têm atualmente com 846 casos ativos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, dos quais 806 em São Miguel, 32 na Terceira, três no Faial e cinco nas Flores.

Desde o início do surto, foram detetados na região 2.908 casos de infeção, tendo ocorrido 23 óbitos e 1.942 recuperações.

Leia Também: AO MINUTO: Escolas? "Medida arriscada"; Estirpe do Brasil não chegou cá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório