Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

PSD vai "obviamente continuar a apoiar" o Estado de Emergência

O anúncio do sentido de voto foi feito pelo próprio líder do PSD que garante estar, "mais uma vez", ao lado do Governo para que o Executivo "tenha os meios de que precisa para combater" este "inimigo comum", que é a pandemia.

PSD vai "obviamente continuar a apoiar" o Estado de Emergência
Notícias ao Minuto

19:00 - 12/01/21 por Ana Lemos

Política Rui Rio

Numa declaração enviada, ao final da tarde desta terça-feira, às redações, o líder do PSD informa que "mais uma vez, o PSD assume a responsabilidade e vota a favor do Estado de Emergência para que o Governo tenha os meios de que precisa para combater melhor ainda, porque até à data não tem sido da melhor forma, a pandemia".

O anúncio de Rui Rio surge após o contacto por telefone com o Presidente da República e no dia em que houve reunião no Infarmed. É aliás por aí que o líder social-democrata começa por sustentar a decisão do PSD.

"A situação que Portugal vive, [e que foi] hoje confirmada de manhã pelos técnicos do Infarmed, é uma situação muito grave. Aquilo que nos disseram é que nas próximas duas semanas já não temos como escapar a chegar a ter dias em que vamos ter 14 mil novos infetados num só dia, e portanto obviamente o país tem de tomar medidas, não pode continuar como até aqui, sob pena de multiplicarmos os infetados, e pior de tudo multiplicarmos os óbitos que também têm vindo a crescer e são já muito altos", refere Rui Rio.

Face a este cenário, o "PSD vai, obviamente, continuar a apoiar o Estado de Emergência. Não há espaço para cálculos partidários, só há espaço para os portugueses se unirem e combaterem este inimigo comum, que está a matar portugueses, que está a matar a economia, e portanto temos de o vencer e para vencê-lo temos de estar unidos", reforça.

Quanto às aulas presenciais, Rio explica que os técnicos ouvidos esta terça-feira "são unânimes a dizer que nas idades mais jovens, até ao 6.º ano, não há problema". No que diz respeito à sua posição, o líder do PSD diz ser "evidente que o Secundário não deve ter [aulas presenciais], e o Superior também não, só deve ter apenas para exames, uma vez que está na transição de um semestre para outro, e os exames têm de ser feitos".

Resta a situação dos alunos do 7.º, 8.º e 9.º, "onde do ponto de vista sanitário tudo aconselharia a que não tivessem aulas presenciais", mas que também aqui Rui Rio considera que "seria mais prudente que também não tivessem aulas".

O nono Estado de Emergência vai ser já amanhã debatido e votado no Parlamento, estando já garantida a sua aprovação com votos favoráveis de PSD, PS, e CDS.

[Notícia atualizada às 19h21]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório