Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Presidenciais. "Eleições deviam ser adiadas por, pelo menos, três meses"

Miguel Sousa Tavares considera que devia ter sido realizada uma revisão constitucional para permitir que a ida às urnas no dia 24 de janeiro fosse adiada.

Presidenciais. "Eleições deviam ser adiadas por, pelo menos, três meses"
Notícias ao Minuto

08:24 - 12/01/21 por Notícias ao Minuto

Política Miguel Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares defendeu que as eleições presidenciais não deviam realizar-se este mês, tendo em conta a situação pandémica.

"Se houvesse juízo não haveria eleições no dia 24. Deveriam ser adiadas por, pelo menos, três meses até que saíssemos desta situação", afirmou, ontem à noite, no seu espaço de comentário, na TVI24.

Para Sousa Tavares, num momento em que a população vai ser submetida a um novo confinamento, "pedir aos portugueses que abram exceção num dia para irem votar é completamente absurdo". "As pessoas vão ser trancadas em casa, a maior parte não vai poder sequer sair para ir trabalhar, também não vão poder ir a lojas, restaurantes ou ver amigos e familiares", recordou.

Reiterando que as eleições presidenciais deveriam ter sido adiadas, o comentador considerou ainda que deveria ter sido realizada uma revisão constitucional para permitir que a ida às urnas fosse adiada.

"A Constituição barrou-se a si mesma, [a revisão constitucional] é complicada e demorada, mas, mesmo assim, isto devia ter sido pensado antes. Tal como muitas outras coisas", atirou.

É de recordar que o Governo já decidiu que o país irá entrar num confinamento geral, ainda esta semana, para suster o avanço da pandemia depois de na última semana terem aumentado significativamente os números de mortos e de novos casos de Covid-19.

Para hoje, é esperado que o Presidente da República envie à Assembleia da República o decreto presidencial sobre as novas normas do Estado de Emergência. Na quarta-feira, a Assembleia da República deverá aprovar o decreto, reunindo-se depois o Conselho de Ministros para definir as novas medidas.

Leia Também: Eleitores deslocados no estrangeiro podem votar a partir de hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório