Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Temos de olhar "para as carreiras dos profissionais de saúde"

Ana Gomes esteve em Sintra no segundo dia de campanha para as eleições presidenciais.

Temos de olhar "para as carreiras dos profissionais de saúde"
Notícias ao Minuto

11:54 - 11/01/21 por Notícias ao Minuto

Política Ana Gomes

A candidata Ana Gomes, considerou, esta segunda-feira, que é fundamental reavaliar as carreiras dos profissionais saúde em Portugal.

"Se de facto se defende o Serviço Nacional de Saúde e a sua centralidade como eu defendo, mais do que nunca convém olharmos para a reestruturação das carreiras dos profissionais de saúde", afirmou a socialista, em declarações, esta manhã, aos jornalistas, no centro de saúde de Algueirão-Mem Martins, em Sintra, após ter tido um debate virtual com estudantes de Medicina.

Para a ex-eurodeputada, esta avaliação deve ocorrer para que estes profissionais "não tenham de continuar a procurar trabalho suplementar nos privados ou a ser empurrados para a emigração".

Ainda sobre a saúde, Ana Gomes deixou também severas críticas aos hospitais e unidades de saúde privadas, recordando que "estamos a viver a crise global".

"Precisamos de utilizar toda a capacidade hospitalar instalada e esta existe nos privados, que não têm acorrido às necessidades dos doentes Covid-19, ficando com os doentes não-Covid, que são os que dão lucro. Não é aceitável. Se os privados continuarem a não querer, através de um entendimento que o Governo tem tentado, aceitar os doentes com Covid, então o Governo deve fazer uso da requisição civil e, naturalmente, pagar aos privados o trabalho realizado, mas a preço justo e não aos preços do lucro", argumentou.

Por fim, a candidata socialista ainda responsabilizou Marcelo Rebelo de Sousa pela presente situação entre o Executivo e os privados: "Há uma pressão que foi favorável aos privados por parte do Presidente da República e que desequilibrou a negociação contra o interesse público".

Ana Gomes afirmou também que prosseguirá a campanha, sobretudo num formato digital, quando for decretado um novo confinamento devido à pandemia de Covid-19, e acusou Marcelo Rebelo de Sousa de "menosprezo" pelos eleitores.

"A estratégia de Marcelo Rebelo de Sousa é de desvalorização da campanha e das eleições, é de menosprezo dos eleitores", acusou.

A campanha eleitoral decorre entre 10 e 22 de janeiro, com o país a viver sob medidas restritivas devido à epidemia. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Leia Também: Ana Gomes sobe tom crítico sobre "amizade" de Marcelo com Salgado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório