Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Levar caneta para votar? Cascais (já) adquiriu 100 mil esferográficas

Eduardo Cabrita explicou este sábado as 'regras' para as Eleições Presidenciais do próximo dia 24 e afirmou que cada eleitor deve levar a sua própria caneta de casa.

Levar caneta para votar? Cascais (já) adquiriu 100 mil esferográficas
Notícias ao Minuto

22:21 - 10/01/21 por Notícias Ao Minuto

Política Presidenciais 2021

Este sábado, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez uma declaração onde explicou aos portugueses as 'regras' que terão de ser observadas durante as Eleições Presidenciais do próximo dia 24 de janeiro. O governante revelou também que cada eleitor deve levar a sua própria caneta de casa, uma vez que, nas mesas de voto, não vai lá estar a "a histórica caneta como habitualmente acontecia".

Neste seguimento, a Câmara Municipal de Cascais informou já ter colocado 'mãos à obra' para evitar questões nas secções de voto devido à falta de esferográfica para colocar a cruz nos boletins e comprou 100 mil. 

A informação foi dada pelo autarca Carlos Carreiras no Facebook. "A Câmara Municipal de Cascais já adquiriu 100.000 esferográficas para o acto eleitoral. A cada eleitor(a) será distribuída uma esferográfica para que não se tenha de partilhar canetas".

E acrescentou: "O que o Sr. Ministro da Administração Interna acaba de informar de que cada um tem de levar a sua. Não tem necessidade de o fazer em Cascais, se o pretenderem fazer não haverá mal nenhum em irem munidos de canetas, mas nós locais de voto irá haver para cada um(a) dos(as) munícipes".

Mais secções de voto

Outra dos pontos especificados por Eduardo Cabrita foi a redução de eleitores por cada mesa de voto e o consequente aumento das seções de voto nestas Presidenciais. "Até às eleições de 2019, a referência para a organização de mesas de voto era de 1.500 eleitores. Esse número baixou para 1.000 eleitores por cada mesa de voto no próximo dia 24". O que significa que, relativamente às Legislativas de 2019, "vamos ter 2.800 seções de voto a mais", afirmou. Contas feitas: "Vamos passar de pouco mais de 10 mil para cerca de 13 mil. Este é também um contributo para a redução dos ajuntamentos e filas no exercício de voto". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório