Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

João Ferreira recebe apoio de 1.200 mulheres. Odete Santos é uma delas

A secretária-geral da CGTP Isabel Camarinha ou a antiga deputada do PCP Odete Santos integram uma lista de 1.200 mulheres hoje divulgada que apoiam a candidatura presidencial de João Ferreira.

João Ferreira recebe apoio de 1.200 mulheres. Odete Santos é uma delas
Notícias ao Minuto

13:21 - 08/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

A lista, ordenada alfabeticamente, inclui, por exemplo, a escritora Ana Margarida Carvalho, a música Celina da Piedade, a atriz Maria João Luís, a antiga apresentadora televisiva Ana Maria Lucas, a futebolista do Sporting Ana Capeta ou a vocalista do grupo 'Diabo a Sete', Sara Vidal, mas sobretudo muitas cidadãs anónimas.

"São mulheres de diversas idades e profissões, que intervêm em diferentes domínios da vida económica, social, política, cultural e desportiva, que estão conscientes do compromisso desta candidatura com o aprofundamento da democracia, com a igualdade, na lei e na vida, cumprindo a Constituição da República Portuguesa", refere o comunicado da candidatura.

Na lista, surgem desde operárias fabris a trabalhadoras em supermercados e call-centers, bem como enfermeiras, médicas, advogadas, empresárias ou desempregadas.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A campanha eleitoral decorre entre 10 e 22 de janeiro, com o país a viver sob medidas restritivas devido à epidemia. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS-PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Desde 1976, foram Presidentes António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006) e Cavaco Silva (2006-2016). O atual chefe de Estado, eleito em 2016, é Marcelo Rebelo de Sousa, que se recandidata ao cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório