Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

"Chegou o momento de o Governo fazer uma remodelação das suas fileiras"

Francisco Rodrigues do Santos acredita que as "chefias não assumem as responsabilidades cometidas pela tutela" e, no caso do ministro da Administração Interna, fala em "embaraço nacional".

"Chegou o momento de o Governo fazer uma remodelação das suas fileiras"
Notícias ao Minuto

12:48 - 04/01/21 por Anabela Sousa Dantas

Política CDS

"O CDS entende que chegou o momento de o Governo fazer uma remodelação das suas fileiras", disse Francisco Rodrigues do Santos, esta segunda-feira, aos jornalistas, referindo-se aos ministérios da Justiça e da Administração Interna, ambas as pastas fragilizadas pelo surgimento de casos polémicos.

O líder centrista começou por falar do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, recordando o caso da morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk (mas também o caso das golas inflamáveis). "É um embaraço nacional que tem de assumir responsabilidades e colocar o seu lugar à disposição", disse.

Francisco Rodrigues dos Santos fez considerações similares em relação à ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, por causa da recente polémica que envolve o procurador José Guerra (e que hoje resultou na demissão do diretor-geral da Direção Geral da Política de Justiça).

"Estranho país este em que as chefias não assumem as responsabilidades cometidas pela tutela", concluiu.

Francisca Van Dunem, questionada sobre as críticas e dúvidas levantadas pelos partidos políticos, em entrevista à RTP, declarou-se "ansiosa" por prestar esclarecimentos no Parlamento e, apesar de frisar que o seu lugar está sempre à disposição do primeiro-ministro, considerou ter condições para se manter no cargo.

Leia Também: Ministra da Justiça aceita demissão do diretor-geral da DGPJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório