Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Verdes manifestam pesar e recordam "dom inigualável" do fadista

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) manifestou hoje "profunda tristeza e pesar" pela morte de Carlos do Carmo na sexta-feira, realçando o "dom inigualável" do fadista.

Verdes manifestam pesar e recordam "dom inigualável" do fadista
Notícias ao Minuto

13:44 - 02/01/21 por Lusa

Política Carlos do Carmo

"Carlos do Carmo, com o seu dom inigualável, ao longo da sua carreira artística de mais de 50 anos, reconhecida no país e no mundo, deu vida às palavras de forma única. Desta forma associou-se à sua cidade de Lisboa e cantou-a através do fado, que na sua voz se afirmou como canção universal", refere o PEV, em comunicado.

O partido expressou ainda "a mais profunda solidariedade e amizade, endereçando os mais sentidos pêsames" à família.

Carlos do Carmo morreu na sexta-feira, dia 01 de janeiro, aos 81 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Nascido em Lisboa, em 21 de dezembro de 1939, era filho da fadista Lucília do Carmo e do livreiro Alfredo Almeida, proprietários da casa de fados O Faia, onde começou a cantar, até iniciar a carreira artística em 1964.

Vencedor do Grammy Latino de Carreira, que recebeu em 2014, entre outros galardões, o seu percurso passou pelos principais palcos mundiais, do Olympia, em Paris, à Ópera de Frankfurt, na Alemanha, do 'Canecão', no Rio de Janeiro, ao Royal Albert Hall, em Londres.

O cantor despediu-se dos palcos em 09 de novembro de 2019, com um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A publicação do seu derradeiro álbum, "E Ainda?", prevista para o passado mês de novembro, foi anunciada hoje, para este ano, pela discográfica Universal Music.

O Governo decretou um dia de luto nacional para segunda-feira, pela morte de Carlos do Carmo, dia em que se realizam as cerimónias fúnebres.

O velório tem início às 09:00 de segunda-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa, sendo rezada missa de corpo presente pelas 14:00.

Segue-se o funeral para um cemitério da capital portuguesa ainda a designar, segundo a família do cantor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório